Fundação Universidade de Caxias do Sul

O QUE DIZEM NOSSOS EX-ALUNOS

Um novo sentido para a inserção social e o ingresso no mundo do trabalho.

Com mais de três mil alunos formados, já se pode afirmar que existe uma comunidade de ex-alunos do CETEC. E, se em cada escola fica um pouco de cada aluno que por ali passou, o que será que cada aluno leva para a sua vida adulta da escola na qual passou boa parte da adolescência? Amizades? Experiências? Valores? Histórias? Conhecimentos?
Fizemos essa pergunta a alguns dos ex-alunos.

Se você deseja dar também o seu depoimento, envie-o para mccafons@ucs.br acompanhado de uma foto.

Ramoel Serafini estudou no CETEC entre 2006 e 2008 e, além do ensino médio, concluiu o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Ramoel é engenheiro civil, formado pela UCS, com um período de graduação cursado na University of British Columbia (Vancouver - Canadá) e atualmente faz mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade de São Paulo (USP).

"O CETEC me proporcionou um ensino sólido e de qualidade para que eu pudesse enfrentar os desafios da vida profissional. Os excelentes professores, as atividades extracurriculares (dança, música e teatro) e a liberdade que a escola me deu foram fundamentais para meu amadurecimento pessoal. No CETEC aprendi que com estudo e dedicação tudo é possível. Os resultados dos investimentos que a escola fez em mim me levaram a fazer parte da minha graduação na trigésima melhor universidade do mundo - no Canadá - e, mais recentemente, a ingressar no mestrado na Universidade Estadual de São Paulo. Portanto, agradeço muito aos professores e funcionários da escola pelo cuidado e carinho em relação à minha formação. Se, hoje, estou alçando voos mais altos foi graças à base que minha família e o CETEC me forneceram. Fica aqui meu muito obrigado!"

Vinícius De Antoni estudou no CETEC de 2002 a 2004, concluindo o Curso Técnico em Informática em 2005. Formou-se em Ciência da Computação pela PUCRS em 2010 e faz mestrado na UFRGS. Trabalhou na HP em Porto Alegre e, atualmente, trabalha na Amazon, em Seattle, EUA.

"Dez anos após o CETEC ainda aplico no dia a dia importantes virtudes que aprendi e desenvolvi durante os anos que passei lá; liderança, responsabilidade e determinação, para citar algumas. Virtudes indispensáveis na formação de qualquer profissional para poder encarar o mercado de trabalho, construir uma carreira e poder ir cada vez mais longe. Além da parte profissional, tive a oportunidade de crescer como pessoa, amadurecer e perceber que tudo na vida faz parte de um aprendizado sem fim. Seja através de conquistas, de lições com os erros e nos espelhando naqueles a quem admiramos. Com certeza levarei para sempre tudo que vivi no CETEC, que me preparou para encarar não apenas o mercado de trabalho mas a vida como um todo".

Eduardo Ferrari foi da 1ª turma do CETEC, concluindo o curso Técnico em 2000. Há cinco anos reside nos Estados Unidos e por isso ainda não concluiu seu curso superior. Trabalha no Barclays Capital, banco inglês, onde ocupa o cargo de Assistente Vice-Presidente na area de cumprimento normativo e investigações de crimes financeiros.

"Para mim o CETEC sem dúvida não foi só uma escola na qual nos preparou para o mercado de trabalho, mas sim, nos preparou muito bem para a vida profissional e adulta. Quando éramos alunos e adolescentes, talvez não levássemos tanto a sério muitas das experiências (curriculares e extra-curriculares) e aulas ministradas, porém, agora que estamos adultos, com família, trabalho e responsabilidades realmente vemos que o CETEC nos preparou muito bem para encarar esses desafios. No CETEC tive oportunidades para aprender muitas coisas que uso até hoje no meu âmbito profissional. A escola encorajava a pesquisa e ideias novas e isso desenvolveu muitas habilidades que hoje são destaque por onde ando. O fato de a escola ser de turno integral nos ajudou muito a entrar na vida adulta, pois assim sabíamos das nossas responsabilidades durante o dia na escola e à noite em casa".

Tiago Rech Tedesco Estudou no CETEC de 2006 a 2008, cursando o Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Hoje, cursa Administração de Empresas e é empresário do ramo metal-mecânico de Caxias do Sul.

"O CETEC foi muito além do que uma escola de ensino médio. Foi lá que eu tive uma fase de crescimento, capacitação, amadurecimento e, principalmente, vivi um período de ampliação da minha visão sobre o mercado. Com esse período de estudos e crescimento pessoal, adquiri capacidade e coragem para encarar os diversos desafios da minha vida profissional. A Escola me preparou para realizar um bom trabalho em empresas como a Randon, C3 Equipamentos para Construção Civíl (cujo proprietário é um ex-aluno do CETEC) e principalmente na MV Produção e Usinagem da qual sou diretor-administrativo. Agradeço ao CETEC por me auxiliar e incentivar a buscar novos horizontes, pois mesmo com 18 anos, me senti plenamente capaz de encarar esse novo desafio. Obrigado".

Guilherme Debiasi Lazzari Estudou no CETEC de 2005 a 2007. Em 2008 realizou intercâmbio e logo depois iniciou o curso de engenharia mecânica. Atualmente trabalho na área de atendimento a cliente exportação, na Suspensys, empresa do grupo Randon.

"O CETEC foi pra mim, sem dúvida, a parte mais importante, do meu meio profissional. Me ensinou a teoria básica de uma administração completa e empregável em qualquer empresa. Dicas importantes, que me ajudam a argumentar consistentemente em reuniões e projetos na minha atual empresa. O nível de relacionamento entre alunos e professores atuantes, das mais diversas áreas, possibilita uma visão de situações reais que nos ensinam a não cometer gafes ditas "bobas" no ambiente empresarial. As amizades duradouras, sem dúvida, são um dos maiores pontos fortes deste centro. Mesmo no meio de trabalhos e provas, pude fazer a maior parte dos grandes amigos que tenho até hoje".

Agnicayana Posser estudou no CETEC entre 2000 e 2002, onde cursou o Técnico em Administração. Atualmente trabalha no restaurante Baita-Kão e, no final de 2009, se forma em Administração de Empresas na UCS.

"Quantas coisas posso contar do CETEC... Histórias que estarão marcadas no meu coração para sempre. O Cetec festival, as apresentações de dança, as gincanas, as aulas em laboratorios ou embaixo de uma arvore. Mas o que mais gostava do CETEC era a liberdade que a escola me propiciava, mas ao mesmo tempo a responsabilidade que toda hora também me solicitava. Poderia descrever inumeras façanhas e descobertas. Cada aula era não apenas uma aula, era uma descoberta. Jamais vou esquecer de quando a professora Saionara, de Biologia, nos levou a dar uma volta pela UCS para nos ensinar sobre Liquens... Aprendi, cresci e hoje sinto saudades daquela época".

Wagner Homero estudou no CETEC entre 2000 e 2002. Em 2004, ingressou no curso da Medicina da UCS e a cerimônia de formatura será no final deste ano.

"O que eu devo muito ao CETEC é a forma diferente de ver o mundo desde que comecei a estudar lá. Uma forma mais humana e globalizada. Também aprendi que meus sonhos não eram tão difíceis quanto pareciam ser. Com isso, após concluir meu ensino médio, fiz estágios em Portugal, na Inglaterra e até na Nova Zelândia. Assim, hoje, já estou mais preparado para realizar um dos meus sonhos, que é ajudar muitas pessoas de muitas maneiras diferentes".

Mona Gazola de Carvalho estudou no CETEC entre 1999 e 2001. Técnica em Administração pelo CETEC, licenciada em Educação Artística e especialista em Arteterapia, pela UCS, Mona também participou de atividades de intercâmbio na Espanha, Itália e Colômbia. Atualmente, coordena a Escola Preparatória de Dança, da Cia Municipal de Dança de Caxias do Sul e trabalha de forma autônoma como curadora de Artes Visuais.

"Como o CETEC é uma escola de turno integral, o convívio com colegas foi bastante intenso, e dessa convivência surgiram laços de amizades fortes que existem até hoje. Após o CETEC tomamos rumos distintos, moramos em cidades, até em países diferentes, e este ano, completando 10 anos de formados, continuamos nos encontrando, alguns até semanalmente. Acredito que esta seja uma das maiores alegrias que o CETEC me proporcionou, pois estes amigos se fizeram presentes em minha formação, nas minhas idas e vindas dos intercâmbios, nas minhas alegrias e tristezas, mas sempre resultando em muitas gargalhadas".

Maicon Triches estudou no CETEC de 1997 a 1999 onde cursou o Técnico em Informática. No final deste ano se forma em Administração de Empresas pela UCS. Em 2002, montou a empresa Raidbr Soluções em Informática LTDA, onde atua como diretor comercial. Entre os seus 25 funcionários, há vários ex-alunos do CETEC.

"Foi ótimo estudar numa escola em que podíamos juntar o ensino médio com a preparação profissional, mas eu lembro que fiquei muito apreensivo porque teria que passar dias inteiros dentro da escola e por isso teria que abrir mão de outras atividades que, na época, considerava importantes. Minha maior alegria, ao final dos três anos de escola, foi entender que nesse período, eu conquistei uma família de amigos que estão presentes na minha vida até hoje. A adolescência é um momento bem difícil, porque precisamos fazer escolhas e o mercado de trabalho também é difícil, porque é muito seletivo. Por isso eu acredito que estar preparado para o futuro é sempre a melhor alternativa".

Gabriel Silveira estudou no CETEC de 1999 a 2001 onde fez também o Técnico em Informática. Fez Desenho Industrial na Universidade Federal de Santa Maria e transformou seu prazer em desenhar numa atividade profissional: a ilustração editorial. Desde 2006 vive em São Paulo e trabalha para revistas nacionais e estrangeiras.

"Responder a essa pergunta é um pouco complicado, a primeira reação é pensar em algo que tenha afetado minha vida profissional radicalmente, ou alguma história profunda e com uma lição de moral valiosa, mas a verdade é que o que eu carrego da época do CETEC são coisas mais mundanas, porém não menos importantes. Desses três (cada vez mais longe) anos, eu saí com, além dos meus melhores amigos até hoje, um embrião do que na época mais parecia um hobby, e hoje é meu trabalho e atividade central na minha vida. É difícil dizer exatamente onde o CETEC entrou nisso, mas com certeza posso afirmar que ele me deu ferramentas, seja nas aulas ou nas (muitas!) atividades extracurriculares, para enfrentar desafios e encarar as oportunidades que surgiram e me trouxeram até aqui".

Daniel de Faria estudou no CETEC de 1997 a 1999. Técnico em Administração pelo CETEC, tem graduação em Comércio Exterior e especialização em Marketing de Serviços. É coordenador de Compras Pettenati S/A Ind. Têxtil.

"O CETEC para mim foi uma grande escola, tanto no que diz respeito à parte acadêmica como no que diz respeito à minha vida pessoal. De lá saí preparado para encarar o mercado de trabalho de frente, pronto para o sucesso e também para as possíveis decepções que poderia encontrar no caminho. Devo muito do que sou e do que estou vivendo hoje ao CETEC, que além de formar profissionais, forma cidadãos com uma visão alegre e responsável da vida. Devo ao CETEC grandes amizades - entre elas a de uma pessoa muito especial - que tenho certeza me acompanharão por toda a vida."

Roberta Guazzelli Rech estudou no CETEC entre 1998 a 2000, onde também concluiu o Técnico em Administração. Formou-se em Jornalismo pela UCS (2005). Fez intercâmbio na Itália e MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (2008). Atualmente, é a jornalista responsável pelo Kzuka no Jornal Pioneiro.

"Liberdade e responsabilidade. Estas são duas palavras que caminharam junto comigo no tempo que estudei no CETEC. Nós tínhamos liberdade para criar no CETEC Festival, para circular pelo campus da UCS, para fazer muita festa nas viagens da turma. Mas também aprendíamos que nossas ações tinham consequências. Daí vinha a responsabilidade - aprendida, não imposta. Eu via o CETEC como uma escola diferente, a começar pelo uniforme cinza, uma novidade para a época. A diretora Ana Cesa sabia o nome de cada aluno - e o que ele aprontava também. Não havia agenda para mandar recados para os pais, afinal, tínhamos que arcar com as nossas responsabilidades. Estudávamos estatística, marketing, administração... imagine! Eu passava o dia inteiro naquela escola com os meus colegas e, quando dava o sinal para ir embora, ainda ficava horas no pátio colocando os papos em dia. Que saudades!"

Jean Molin estudou no CETEC de 1998 a 2000. É técnico em Administração pelo CETEC e, em 2005, formou-se em Administração de Empresas pela UCS. É empresário em Caxias do Sul

"O CETEC para mim foi sem dúvida um divisor de águas. O período em que lá estive foi fundamental para temperar os meus nervos e músculos para aguentar a pressão do mundo "real" que estava por vir. Com os aprendizados e vivências proporcionadas pela escola a gente vai se habituando com o ambiente coorporativo e global, tornando-nos aptos para a entrada no mercado de trabalho em funções que requerem responsabilidade, de forma mais rápida. Com 20 anos eu comprei um caminhão Scania, contratei um motorista que viajava entre São Paulo e Caxias do Sul e comecei a minha empresa. Tempo depois comecei minha empresa. Hoje, a C3 Equipamentos tem abrangência nacional e internacional no segmento de construção civil e posso garantir que o CETEC agilizou muito esse meu processo de me sentir maduro para iniciar um negócio desse porte. E, como empresário posso evidenciar tudo isso, pois hoje possuo um funcionário que cursou o CETEC, e percebemos que a performance dele é muito mais alta do que a de qualquer outra pessoa da mesma idade com a mesma formação".

Outro legado do CETEC são as amizades duradouras. O fato de passarmos muito tempo na escola, com uma grande carga de atividades, é propício para criar grandes amizades duradouras (sou padrinho de casamento de um casal que se conheceu no CETEC). Eu devo muito ao CETEC pois, além de todo esse preparo profissional, foi lá que eu conheci a Cristina que hoje é a minha noiva". (Cristina Grandi, aparece na foto com Jean).



Centro Tecnológico Universidade de Caxias do Sul | Blocos B, C e K - Campus-Sede
Caxias do Sul - RS - Brasil - Telefone: (54) 3218-2278 - WhatsApp: (54) 99931-6758 - Email: cetecvirtual@ucs.br

Fundação Universidade de Caxias do Sul

Secretaria Geral - fucs@ucs.br
Bloco A - sala 214A - Cidade Universitária - Caxias do Sul