Tecno/UCS
TecnoUCS: Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS
Inaugurado em 4 de dezembro de 2015, o TecnoUCS é um parque de ciência, tecnologia e inovação localizado no Bloco 57 da Universidade de Caxias do Sul (UCS), que posteriormente expandiu suas atividades para o Bloco 59 e o Bloco M, junto ao UCS Teatro. Esse centro de excelência tem como propósito primordial impactar positivamente a vida das pessoas por meio de avanços tecnológicos significativos, contribuindo assim para o desenvolvimento socioeconômico da região da Serra Gaúcha.
A criação e o desenvolvimento do TecnoUCS estão fortemente embasados na expertise científica e tecnológica acumulada ao longo dos anos pela UCS, uma renomada instituição de ensino e pesquisa fundada em 1967. Com uma ampla rede de mais de 40 empresas associadas, residentes e incubadas, o parque se destaca como um polo de inovação, empreendedorismo e conhecimento.
Desde a década de 1970, a UCS tem promovido uma integração sinérgica entre pesquisa, ensino de graduação e pós-graduação, impulsionando assim o desenvolvimento tecnológico em diversas áreas estratégicas. Essa abordagem resultou na melhoria contínua da qualidade do ensino e da pesquisa, no aumento da oferta de cursos de mestrado e doutorado e na criação de tecnologias patenteadas no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI).
Um dos principais pilares do TecnoUCS é a colaboração estreita com os setores público e empresarial, visando atender às demandas específicas do mercado e da sociedade. Como articulador entre a universidade, o governo e as empresas, o parque tem se destacado na geração de ideias inovadoras, na resolução de desafios empresariais complexos e na criação de produtos e processos altamente competitivos.
Ao acompanhar as tendências globais e trabalhar em conjunto com diferentes atores responsáveis pelo desenvolvimento regional, a UCS reafirma seu compromisso de integrar-se plenamente com a comunidade, contribuindo assim para o avanço da ciência, da tecnologia e da inovação. Essa missão foi anunciada há 50 anos pelos fundadores da universidade e permanece como um pilar fundamental da sua atuação.
Além de ser um parque de ciência, tecnologia e inovação, o TecnoUCS abriga diversos hubs especializados que impulsionam o desenvolvimento em áreas-chave:
- Smart Materials (Materiais Inteligentes): Focado em pesquisas e tecnologias avançadas para materiais inteligentes, como nanotecnologia e materiais funcionais.
- Health & Biotech (Saúde e Biotecnologia): Concentrado em soluções inovadoras para a área da saúde, incluindo biotecnologia, dispositivos médicos e terapias avançadas.
- Agtech e Foodtech (Agricultura e Tecnologia de Alimentos): Voltado para o desenvolvimento de tecnologias e práticas inovadoras para o setor agrícola e de alimentos, incluindo agricultura de precisão e alimentos funcionais.
- Mobility (Mobilidade): Direcionado para soluções inovadoras em mobilidade urbana, transporte inteligente e veículos autônomos.
- AI e Digital (Inteligência Artificial e Digital): Focado em pesquisas e tecnologias relacionadas à inteligência artificial, análise de dados, internet das coisas (IoT) e transformação digital.
- Smart Cities (Cidades Inteligentes): Dedicado ao desenvolvimento de soluções para cidades inteligentes, incluindo infraestrutura urbana inteligente, energia sustentável e governança digital.
- Edtech (Tecnologia Educacional): Concentrado em inovações tecnológicas para a educação, como plataformas de aprendizagem online, realidade virtual na educação e gamificação educacional.
O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS é parte integrante desse ecossistema dinâmico, que engloba uma ampla rede de laboratórios em todas as áreas de conhecimento reconhecidas pelo Ministério da Educação. Além disso, conta com 16 Núcleos de Pesquisa e 18 Núcleos de Inovação e Desenvolvimento, proporcionando ambientes propícios para pesquisa acadêmica em todos os níveis de ensino, serviços de incubação tecnológica para empresas e uma variedade de serviços tecnológicos, de consultoria, gestão e captação de financiamento para atender às demandas do mercado e impulsionar a inovação na região.
Formas de vinculação ao parque: