O Instituto

O Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) tem sua atuação voltada para a melhoria da qualidade de vida e ambiental, desenvolvendo ações e projetos nas áreas de gestão e planejamento ambiental, saúde ambiental, recursos hídricos, gerenciamento de resíduos, monitoramento ambiental, educação ambiental, entre outros. Considerando a importância da área ambiental no contexto regional, nacional e internacional o ISAM tem sido um importante catalisador de ações da Universidade de Caxias do Sul nas comunidades da sua região de abrangência, bem como no atendimento a diferentes demandas, tanto do setor público quanto privado.

As áreas de atuação do ISAM estão vinculadas às linhas de pesquisa associadas aos programas de pós-graduação da Instituição: Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências Ambientais; Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática; Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Ciências dos Materiais; Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos e Tecnologias; Programa de Pós-Graduação em Direito; Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia.

A partir de seus projetos de pesquisa, extensão e inovação, o ISAM oportuniza o engajamento de acadêmicos das mais diferentes áreas de formação em atividades de iniciação científica, estágio curricular, mestrado, doutorado, pós-doutorado e extensão, envolvendo ainda alunos de ensino médio e fundamental, caracterizando a transversalidade e a interdisciplinaridade de suas áreas de atuação.

Responsável pelo Programa de Gestão Ambiental da Universidade de Caxias do Sul, o ISAM fornece assessoria técnica em questões ambientais institucionais, como licenciamento de atividades, racionalização do uso de materiais, água e energia, gestão de resíduos e efluentes, recursos hídricos, qualidade da água, paisagismo, entre outros.

Em suas ações na Universidade, o ISAM procura envolver a comunidade acadêmica nas discussões sobre a importância do estabelecimento de práticas de conduta ambientais corretas em todas as atividades ali desenvolvidas, inclusive no Hospital Geral de Caxias do Sul, que é administrado pela Fundação Universidade de Caxias do Sul.

Considerando que a área ambiental é interdisciplinar por excelência, o ISAM vem criando, gradativamente, condições de integração entre profissionais de diferentes áreas do conhecimento da Instituição, propiciando o desenvolvimento de uma linha mestra de ação, uniformização de linguagem e de condutas, no sentido de fortalecer a missão ambiental da UCS. Vinculado ao ISAM está o Laboratório de Análises e Pesquisas Ambientais (LAPAM), certificado pela FEPAM e acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (CGCRE).

O ISAM também articula ações com os diversos laboratórios e unidades da Instituição em demandas de análises ambientais, como águas superficiais e subterrâneas, efluentes, solos, sedimentos e resíduos, responsabilizando-se pelas coletas em campo com o reconhecimento da Rede Metrológica e atendendo às normas técnicas ABNT NBR 15847:2010 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga.

Além das atividades relacionadas à Universidade, o ISAM presta assessoria e consultoria especializada à comunidade, por meio de convênios de cooperação técnica com governos federal, estaduais e municipais, Ministério Público, universidades, indústrias, e setores do comércio e serviços. Promove, ainda, palestras, cursos e eventos técnico-científicos voltados para a disseminação do conhecimento, educação continuada e formação de recursos humanos.

Objetivos

  • Promover a gestão ambiental da Instituição, atendendo a todas as unidades universitárias.
  • Realizar estudos e pesquisas nas áreas da gestão ambiental, recursos hídricos, resíduos, saúde ambiental, educação ambiental, saneamento ambiental, dentre outros, priorizando aqueles voltados para a solução de problemas regionais e nacionais.
  • Desenvolver, em parceria com organismos públicos e privados, ações com o objetivo de prevenir, minimizar, tratar e dispor adequadamente resíduos sólidos, líquidos e gasosos. 
  • Promover a qualificação de recursos humanos e a socialização do conhecimento na área ambiental, apoiando os cursos de graduação e pós-graduação e as atividades de extensão oferecidos pela Universidade.