340 estudantes da educação básica debatem a felicidade na XII Olimpíada Estadual de Filosofia.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/10/2019 | Editado em 23/10/2019

Com 12 oficinas subtemáticas, evento reúne alunos de Ensino Fundamental e Médio nesta quinta, 24, no campus-sede

A busca pessoal e a construção coletiva da felicidade será tema de debate para 340 estudantes de 7º a 9º anos do Ensino Fundamental e de Ensino Médio na quinta, dia 24, no campus-sede da Universidade de Caxias do Sul (veja programação abaixo). Provenientes de 11 escolas da Serra e duas da região Metropolitana, eles formam o número recorde de participantes da XII Olimpíada de Filosofia do Rio Grande do Sul. A promoção é do curso de Filosofia da UCS, às vésperas de seus 60 anos de criação, que se completam em fevereiro de 2020.

Com caráter cooperativo e colaborativo, não competitiva, a Olimpíada de Filosofia do RS consiste na realização de atividades didáticas a partir de um tema geral, definido a cada ano – nesta edição, o questionamento Felicidade: busca pessoal ou construção coletiva?. Desenvolvidos nas escolas durante o ano letivo, os temas vão compor 12 oficinas com subtemáticas da felicidade ao longo da história da Filosofia, coordenadas, cada uma, por alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e dos estágios do curso de Filosofia da UCS.

“A olimpíada é um espaço de troca de ideias a fim de que jovens e adultos possam amadurecer na reflexão das grandes questões da existência humana. O número recorde de inscritos mostra como o interesse pela filosofia ressurge nos momentos de crise ética, de incertezas, em que a depressão e a angústia estão muito presentes”, define um dos coordenadores da iniciativa, o professor Luis Fernando Biasoli, coordenador do PIBID de Filosofia da UCS.

A escolha do tema do evento deste ano, portanto, visa lançar luz sobre as perspectivas dos jovens diante do turbulento contexto sociocultural vivenciado mundialmente. “Refletir sobre o significado de ser feliz na sociedade pós-moderna é muito útil, pois só por meio do conhecimento e da reflexão crítica vamos vencer preconceitos e formas aparentes de felicidade, muitas vezes disseminadas pela cultura contemporânea. Mais do que buscar likes nas redes sociais, aprovação externa e consumo, a felicidade é uma construção coletiva”, ressalta Biasoli.

Evento existe desde 2008

Ao lado de outras instituições de ensino superior, a UCS foi pioneira do movimento Olimpíada de Filosofia no Brasil. A primeira edição foi promovida em 2008 e sediada na PUC-RS, em Porto Alegre. A partir de 2010 passou-se a realizar, anualmente, uma edição em Caxias do Sul, sempre sediada na UCS e coordenada pelo curso de Filosofia, com a finalidade de atender escolas da região. Nesta XII edição, a coordenação geral é dos professores Luis Fernando Biasoli, coordenador do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Vanderlei Carbonara, coordenador de estágios, ambos do curso de Filosofia da UCS.

PROGRAMAÇÃO
8h: Acolhimento e credenciamento dos estudantes e professores (hall do Bloco E)
8h30min: Abertura solene da Olimpíada de Filosofia (Centro de Convivência)
9h: Oficinas filosóficas (salas de aula dos blocos E e H)
9h50min: Intervalo
10h10min: Oficinas filosóficas (salas de aula dos blocos E e H)
11h: Atividade de socialização dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas (em salas a serem indicadas nas oficinas)
11h30min: Encerramento