3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS valoriza o protagonismo humano no fazer tecnológico
Evento segue nesta quinta-feira, dia 14, no Centro de Convivência do Campus-Sede da UCS
O visitante da 3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul não é recepcionado por nenhum simpático robô, não vivencia planos em realidade virtual e nem se depara com vereditos sobre o futuro. Mas ao entrar no Centro de Convivência do Campus-Sede da UCS, onde o evento ocorre até o final da tarde desta quinta-feira, 14 de novembro, o público é convidado a perceber que a ciência, a tecnologia e a inovação também compõem as coisas que podem ser simples, os detalhes, e resultam, unicamente, do conhecimento humano.
A Mostra reúne cerca de 30 expositores de produtos e serviços à base de nanomateriais. Por trás de cada estande está um pesquisador, um desenvolvedor, um idealizador ou um cientista disposto a explicar de que maneira a ciência dos nanomateriais pode gerar uma enorme solução a partir de uma ideia criativa. “A inovação é humana”, afirmou a pró-reitora de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico da UCS, Neide Pessin, em seu discurso na abertura oficial do evento, na manhã desta quarta-feira, 13 de novembro, completando: “um ecossistema de inovação é aquele que emerge dos talentos”.
Dentro da proposta científica da 3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS, as indústrias, entidades de classe e empresas residentes, incubadas e startups vinculadas à Agência de Inovação da Universidade – UCSiNOVA compartilham conhecimento e expõem a inovação na prática, e não para sobressaltar qualquer aparato tecnológico inacessível ou hipotético. A mostra traz o que há de real na produção científica criada ou amparada pela Universidade.
“A academia complementa o processo de evolução da mente humana. O que é feito aqui é verdadeiro, a UCS tem nome e endereço. É real. Não é por nada que elencamos rankings internacionais que nos orgulham, como o The World University Rankings 2025, no qual nos destacamos nos quesitos “ambientes de pesquisa” e “relacionamento com empresas e inovação”. Apenas 11 das 250 universidades brasileiras entraram neste ranking, e a UCS é uma delas. No The impact Rankings, ocupamos o primeiro lugar geral entre as universidades públicas e privadas do Estado e a segunda posição entre as universidades comunitárias e privadas no Brasil na categoria “Indústria, Inovação e Infraestrutura”, destacou o reitor Gelson Leonardo Rech na solenidade de abertura da Mostra, da qual participaram outras autoridades acadêmicas e representantes dos setores público e privado, entre eles o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Caxias do sul, Jorge Catusso, e a deputada federal Denise Pessôa. “O resultado desses reconhecimentos está aqui nesta exposição, com soluções para a comunidade”, complementou Rech.
O público tem até as 18h desta quinta, dia 14, para prestigiar a Mostra e identificar o papel da ciência na construção de um futuro em que a tecnologia esteja ao alcance de todos, de maneira sustentável e humana.
Na quarta-feira, dia 13, paralelo à 3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul, ocorreu o 2º Simpósio Internacional de Materiais Avançados, que oportunizou a acadêmicos e egressos da pós-graduação mostrarem seus projetos, muitos deles ligados ao potencial mercadológico de nanomateriais, a exemplo do grafeno.
Serviço
O quê: 3ª Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS
Quando: nesta quinta, dia 14
Onde: Campus-Sede da UCS (Centro de Convivência), em Caxias do Sul
Quanto: gratuito. Inscrições neste link
Fotos: Bruno Zulian