7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano segue até esta quinta-feira, dia 10

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 09/04/2025 | Editado em 09/04/2025
Gelson Leonardo Rech

Debates contemplam potenciais na transição energética, descarbonização da indústria e desenvolvimento regional sustentável

Teve início nesta terça-feira, 8 de abril, o 7º Fórum Sul Brasileiro de Biogás e Biometano (FSBBB), que reúne até quinta-feira, dia 10, em Bento Gonçalves (RS), mais de 700 especialistas, produtores de biogás, pesquisadores e representantes dos setores público e privado. Um dos principais eventos voltados à cadeia do biogás conta com a Universidade de Caxias do Sul como uma de suas realizadoras. Na programação, o Fórum reforça as contribuições do setor para a redução de emissão de gases de efeito estufa e geração de energia limpa, utilizando resíduos orgânicos urbanos, industriais e da agropecuária.

Realizadores junto aos gestores municipais de Caxias do Sul e Bento Gonçalves e à secretaria estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann

Anfitrião desta edição, o reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, abriu o Fórum conectando a dedicação institucional à vocação de desenvolver a comunidade regional por meio do conhecimento. “Integrando eventos desta importância estamos cumprindo nossa missão. Nossa parceria com o Fórum remonta de seu início, em 2017, quando a primeira edição foi realizada no Campus-Sede da UCS, que também o sediou em 2022. Somos novamente anfitriões, desta vez em Bento Gonçalves. Seu público é seleto, interessado em energias sustentáveis, renováveis e em sustentabilidade ambiental, assim como a nossa Universidade. Todo o planejamento da UCS está conectado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, contextualizou.

Suelen Paesi

A coordenadora do 7º Fórum, pesquisadora da UCS Suelen Paesi, manifestou o entendimento do evento como um movimento. As atividades são preparadas com muito comprometimento, alinhadas às necessidades do mercado e com novidades que promovam boas expectativas, experiências e o compartilhamento dos conhecimentos gerados e agregados. “O tema é bastante transversal, consegue se adaptar a muitas situações: questões ambientais, sociais, econômicas, no sentido mais amplo da palavra, até aos setores como turismo e saúde. Essa transversalidade leva à amplitude”, destacou.

O 7º FSBBB segue com programação até esta quinta-feira, dia 10, apresentando outros assuntos que enfatizam a importância da cadeia do biogás para o meio ambiente: ativos ambientais e certificados verdes, agenda global de biogás e culturas energéticas. Além da UCS, são realizadores a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa Suínos e Aves, de Concórdia (SC) e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás), de Foz do Iguaçu (PR). A organização é da Sociedade Brasileira dos Especialistas em Resíduos das Produções Agropecuária e Agroindústria (SBERA).

Fotos: César Silvestro Fotografia