Alunos do CETEC homenageiam o Rio Grande do Sul com jantar temático
Evento que une Gastronomia, Administração e Informática ganhou o nome de Bistrô Aurora do Sul e ocorre nesta quinta-feira, 31 de outubro
O principal evento do ano para os cursos técnicos do CETEC ocorre na próxima quinta-feira, 31 de outubro, tendo a cozinha gaúcha como tema para o projeto que integra os estudantes do terceiro ano na simulação de um empreendimento gastronômico. O jantar temático, que nesta edição ganha o nome de Bistrô Aurora do Sul, deve reunir cerca de 100 pessoas no Restaurante Dolce Itália da Escola de Gastronomia da UCS, em Flores da Cunha, a partir das 19h30min.
Em um ano marcado pela resiliência do Rio Grande do Sul, atingido pela pior enchente de sua história, a escolha do mote de 2024 também é uma forma de elevar a autoestima do gaúcho oferecendo uma experiência gastronômica que reinventa e celebra os sabores tradicionais da culinária regional, trazendo frescor e inovação. O nome Aurora do Sul foi escolhido por sua profunda conexão com o conceito de renascimento e renovação.
O evento é uma das principais ações práticas dos cursos técnicos de Gastronomia, Administração e Informática. O projeto vem sendo desenvolvido pelos alunos do CETEC desde 2015. Ao longo de quase uma década, diversas culinárias, nacionais e internacionais, já foram homenageadas, mas é a primeira vez que os alunos elegem a cozinha gaúcha.
A coordenadora dos cursos técnicos do CETEC, professora Viviane Patricia Dambros, ressalta que um dos principais aprendizados do Bistrô é a organização de um negócio de forma integrada. “Embora cada curso e cada grupo assumam funções específicas, o evento só se concretiza se houver um alinhamento conjunto que potencializa ainda mais o trabalho que os estudantes desenvolveram nos últimos dois anos”, explica Viviane.
Com o evento, os estudantes têm a oportunidade de aplicar suas habilidades de gestão, planejamento, finanças, marketing e competências em técnicas gastronômicas, promovendo uma vivência empreendedora e multidisciplinar. Os estudantes de Informática também criaram e desenvolveram o site onde é possível comprar os ingressos. Para saber mais sobre o desenvolvimento do projeto, clique aqui.
Confira o menu do Bistrô Aurora do Sul
COUVERT
Pão de milho crioulo e manteiga de erva-mate e limão.
O prato objetiva representar os povos indígenas do RS: Guaranis, Kaingangs e Jês.
ENTRADA
Salada de legumes assados (cenoura, tomate, cebola, abobrinha,
berinjela e batata-doce), queijo quark, crem e copa.
O prato representa a produção agrícola do Estado e a
colonização germânica, por meio do queijo quark, da copa e do crem.
PRIMEIRO PRATO
Torteloni de espinafre com recheio de charque e moranga cabotiá ao molho de nata com manjerona.
O prato foi criado com o objetivo de representar a imigração italiana, por meio das massas frescas, e também os africanos que viveram no sul do RS, através do charque e da moranga cabotiá, ingredientes consumidos pelos escravizados nas charqueadas. Além disso, o prato faz referência à cor verde da bandeira do RS.
SEGUNDO PRATO
Arroz cremoso de tomate com costela assada.
O prato representa dois ingredientes icônicos do RS: o arroz e a carne bovina.
A costela será assada por um longo tempo em baixa temperatura, remetendo ao tradicional costelão 12 horas.
O prato simboliza a cor vermelha da bandeira do RS.
SOBREMESA
Cheesecake de queijo colonial com calda de bergamota e butiá, acompanhado de praliné de nozes.
O prato representa ingredientes típicos do RS, como a bergamota montenegrina, o butiá, o queijo colonial e o pinhão.
Ressalta-se que o RS abriga os maiores butiazais do mundo, e o queijo colonial é um legado das migrações no estado.
MIMO
Esfregolá de uva.
Representa a hospitalidade do povo gaúcho, com um preparo típico trazido pela imigração italiana, consumido nos cafés da manhã e após refeições, além dos encontros familiares – os Filós. Um agrado que fecha a experiência.