Aulas online síncronas conectam alunos e docentes em tempos de isolamento social.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 13/05/2020 | Editado em 14/05/2020

Mesmo com a necessidade de distanciamento físico devido ao isolamento social, recomendado pelos órgãos de saúde para conter o avanço do novo coronavírus, alunos e professores da Universidade de Caxias do Sul seguem próximos, conectados pelas plataformas virtuais. As aulas online síncronas garantem a continuidade das atividades de ensino e expandem as experiências de troca de conhecimentos entre acadêmicos e docentes.

As aulas online síncronas têm a adesão da comunidade acadêmica. Confira alguns relatos de docentes e acadêmicos do Campus Universitário da Região dos Vinhedos, em Bento Gonçalves:

Professora Melissa Baccon.

“Houve o empenho e o engajamento dos professores de forma rápida e ágil para atender as demandas de seus alunos e da Universidade, de modo a minimizar prejuízos no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem. E os alunos responderam da mesma forma, participando e interagindo das aulas e atividades síncronas com presença de quase 100% dos acadêmicos.

Fomos desafiados a superar obstáculos tecnológicos e a distância para que pudéssemos continuar com o ensino de qualidade, com a interação proporcionada por meio de plataformas digitais de modo a seguir surpreendendo nossos alunos com novas estratégias de ensino” – Professora Melissa Baccon, coordenadora do curso de Administração na UCS Bento e docente da disciplina Metodologia em Estudos Organizacionais 

 

Daniela.

 

“Está sendo bom, melhor do que eu imaginava. Há várias ferramentas que se podem utilizar, como salvar a videochamada para assistir novamente e compartilhar a tela, possibilidades que não há presencialmente. Outro ponto positivo é que, como a orientação é vespertina, eu precisava sair do meu trabalho antes para pegar o transporte que me levaria até Bento Gonçalves. Dessa maneira, não há a necessidade de me ausentar do trabalho” – Daniela Samara Ribeiro da Silva, acadêmica de Comércio Internacional, que cursa a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso 1.

 

Acadêmico Rodrigo Scottá.

“Sobre a metodologia adotada pela UCS durante a pandemia, quero dizer que tem sido muito produtivo. Creio que as aulas são, possivelmente, mais construtivas que as presenciais, pois não temos as distrações costumeiras, podemos expor nossa opinião de forma tranquila e de acordo com o andamento do assunto, além de possibilitar que estejamos mais à vontade para perguntar e ouvir.

Quem se dedica realmente a estar presente acaba aproveitando a aula, e muito. O conteúdo tem sido fixado mais facilmente. Acredito que as experiências de trabalhar em grupo também têm sido muito produtivas, cada um agregando valor e auxiliando o outro na evolução do conteúdo e na construção dos conceitos necessários. Outro aspecto importante é a participação, ativa e muito maior do que em aulas presenciais. Consegue-se estabelecer o diálogo e a discussão construtiva” – Rodrigo Scottá, egresso da graduação em Engenharia Ambiental e acadêmico do curso de Administração, fala sobre a disciplina Metodologia em Estudos Organizacionais.

 

Aula do professor Fabiano Larentis.

“As aulas síncronas na pandemia têm sido uma alternativa bastante oportuna para darmos continuidade ao aprendizado no decorrer do semestre. Interessante que alguns alunos, que não se sentiam muito à vontade em falar na aula, ampliaram sua participação via chat, enquanto outros se sentiram um pouco temerosos em abrir o microfone e falar.

Encerrei uma disciplina de dois créditos e o resultado, considerando as notas dos alunos e a qualidade dos trabalhos, foi satisfatório, não muito diferente da disciplina oferecida no modo presencial. Para nós, professores, o desafio foi dinamizar a aula além da videoconferência, buscando outras alternativas de atividades online, assim como lidar com o maior silêncio da aula síncrona. Obviamente que sentimos falta do olho no olho, da “simples” presença física. No entanto, o contato e a interação com os alunos permaneceram e, o mais importante, o aprendizado aconteceu” –  Coordenador de Pós-Graduação Stricto Sensu da UCS, Fabiano Larentis, docente da Área do Conhecimento de Ciências Sociais, sobre a disciplina Comportamento do Consumidor.

 

Aluno Kelvin Bianchi.

“Nós, acadêmicos, não esperávamos que toda essa situação da Covid-19 fosse durar tanto tempo, fazendo com que as aulas online se tornassem parte de nossa rotina, praticamente, durante todo o semestre letivo. Em nosso curso, há cadeiras práticas e estágios, o que nos deixou preocupados, mas a coordenação, juntamente com os docentes, vem ajustando estas aulas para que não percam a sua essência.

Da mesma forma que somos desafiados em sala de aula, no modo online não é diferente, contamos com docentes capacitados e da mesma maneira que nós tivemos que nos adaptar, eles também precisaram passar por essa ruptura. A aula acontece do mesmo modo, só não dispomos da estrutura física de nosso bloco acadêmico. O conhecimento ainda habita dentro de nós e continua sendo despertado por nossos docentes” – Kelvin Bianchi, acadêmico da Licenciatura em Pedagogia e presidente do Diretório Acadêmico do curso na UCS Bento.

 

Aula dos professores Daniel e Gabriele.

“A disciplina está organizada na forma de um projeto temático com a reunião dos alunos em grupos, cada um com um usuário real. O propósito do projeto passa pelas etapas de entrevistar o usuário; compreender a sua demanda de software; detalhar o entendimento da demanda do usuário; elaborar uma solução e desenvolvê-la. Para isso, usa-se a metodologia Design Thinking, em que a interação com o usuário é constante, de forma que, após cada atividade concluída, os acadêmicos devem validar o seu trabalho com o usuário e realizar a apresentação para todos os colegas.A disciplina tem sido desafiadora, pois os alunos estão trabalhando em grupo, de forma remota, e ao mesmo tempo interagindo com um usuário. Temos alternado a apresentação de conteúdo em slides com conversas com cada grupo, além da realização de seminários, atividade que já ocorre de forma mais organizada do que no início do semestre. Tem sido bem interessante a interação até o momento”. Professor Daniel Luis Notari, coordenador do curso de Ciência da Computação e docente da disciplina Laboratório de Software, ministrada com professora Gabriele Dani.