Com mais de 60 obras produzidas, Cleide Calgaro difunde conhecimentos através dos livros
Doutora em Ciências Sociais, Filosofia e Direito, a socióloga, pedagoga e psicanalista é professora da UCS e preside o Conselho Editorial da editora universitária
Doutora em Ciências Sociais, Filosofia e Direito, a socióloga, pedagoga e psicanalista caxiense Cleide Calgaro já produziu mais de 60 obras e preside o Conselho Editorial da Editora da UCS – EDUCS. A professora de graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) em Direito na Universidade de Caxias do Sul é líder do grupo de pesquisa Metamorfose Jurídica, integrante do Comitê Assessor de Ciências Humanas e Sociais da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS desde 2019 e preside o Conselho Consultivo Internacional da Escuela Interdisciplinar de Derechos Fundamentales Praeeminentia Iustitia (Peru).
Saiba mais sobre a trajetória da docente na série Autores EDUCS em Destaque:
Quando e como o livro entrou na sua vida?
O livro entrou na minha vida desde a infância, pois eu gostava muito de leitura e isso se acentuou quando ingressei na graduação em Direito. Hoje o livro é parte da minha vida pessoal e profissional.
Como a sua formação interfere no processo de autoria dos livros?
Como sou docente, o livro é importante para a difusão do conhecimento e para permitir o aprimoramento intelectual adquirindo novos pensamentos, posturas e percepções.
Quando decidiu publicar seu primeiro livro? Qual foi?
O meu primeiro livro, intitulado Direito Ambiental e Biodireito: da modernidade à pós-modernidade, foi organizado com meu orientador de mestrado Agostinho Oli Koppe Pereira, quando ele era docente da Universidade de Caxias do Sul. Foi publicado pela Editora da UCS no ano de 2008, de forma impressa.
Qual seu livro mais recente e do que se trata?
No ano de 2022 publiquei dois livros organizados. O primeiro, Encontro Sobre os Aspectos Econômicos e Sociais, Desenvolvimento e Sustentabilidade: a nova ordem a partir da Covid-19, é fruto de um evento que ocorre todos os anos na Universidade, denominado Encontro Sobre os Aspectos Econômicos e Sociais. Reúne várias áreas do conhecimento, como Economia, Administração, Turismo e Direito, e foi publicado pela EDUCS. O segundo, Tratado analítico de la agenda social pendiente en los ordenamientos jurídicos y políticas públicas, foi publicado no Chile e é fruto de pesquisas e artigos de diversos países que tratam sobre os ordenamentos jurídicos e as políticas públicas.
Destaque três aspectos mais significativos da experiência de publicar um livro:
O livro representa conhecimento, deve ser difundido de forma ampla na sociedade; é parte da história da sociedade, pois sem ele não podemos compreender o mundo e seus aspectos mais relevantes. Sem ele não ampliamos nossos horizontes e ficamos parados no nosso espaço e tempo; e a vida sem o livro é vazia de significado, porque precisamos aprimorar nossas ideias, conhecimentos e experiências.
Além de autora, você é a presidente do Conselho Editorial da Editora da UCS. Nesta condição, em sua opinião, qual a importância de uma Editora Universitária como a EDUCS?
A editora é fundamental para a Universidade, permitindo a difusão e a ampliação do conhecimento. A EDUCS faz parte da história da comunidade caxiense, tendo um papel importante na publicação de obras que são de impacto regional, nacional e internacional. Além disso, as editoras universitárias desempenham papel importante na sociedade porque são ligadas ao projeto institucional de formação, produção e divulgação científica das universidades, permitindo que haja uma publicação acadêmica de qualidade.
Foto: Acervo Pessoal