Autores EDUCS em destaque: saiba mais sobre Alexandre Cortez Fernandes
Professor da Universidade de Caxias do Sul tem produção literária voltada ao Direito Civil, Ambiental, Ética e Educação
Natural de Passo Fundo, o autor Alexandre Cortez Fernandes reside em Caxias do Sul há quase 50 anos. Professor de Direito da Universidade de Caxias do Sul (nos cursos de graduação e pós-graduação), tem formação multicultural: é mestre em Filosofia e doutor em Educação – com enfoque na área jurídica. Na entrevista a seguir, saiba mais sobre o autor da série Direito Civil, composta por oito títulos e publicada pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS).
Quando e como o livro entrou na sua vida?
Desde a minha infância, na esteira do que via em minha casa, pois meus pais eram professores universitários. O livro é parte essencial da minha vida, sendo que a leitura e a escrita são pontos centrais do meu cotidiano. Assim, penso que o livro, em um sentido bem amplo, não entrou na minha vida, ele compõe a minha vida.
Como a sua formação influencia no processo de autoria dos livros?
Tenho uma produção literária voltada a textos sobre Direito Civil, Direito Ambiental, Ética e Educação. Assim, há uma relação direta entre a minha formação e o que escrevo. Muito embora eu pense que não há uma condenação para alguém que escreve somente sobre sua problemática investigada na pós-graduação.
Quantos livros você já escreveu?
Como escrevo há 50 anos, tenho uma produção razoável. Tenho 15 livros sobre Direito, sete sobre Ética, um sobre Educação e três de Literatura. Além de um número razoável de artigos nessas áreas. Tenho ainda uma produção inédita de 35 livros nas áreas já citadas.
Conte um pouco sobre a série Direito Civil: como ela surgiu, com qual objetivo?
A série surgiu em 2010 como uma forma de produção de material didático para alunos de Direito Civil e profissionais do Direito, para consulta constante. A obra contém os elementos centrais de cada área do Direito Civil e algumas reflexões da aplicabilidade desses conceitos.
Fale sobre o alcance da publicação da série, suas contribuições à área:
O alcance da obra foi maior do que o esperado, pois várias faculdades de Direito indicam os livros em seus planos de estudo, tanto na bibliografia básica como na complementar. Inúmeros alunos já o citaram em seus TCCs e dissertações, tendo tido também citações de autores nacionais. As contribuições da obra à área parecem ser os assuntos escolhidos, talvez fruto da experiência de minhas três décadas de magistério em Direito.
Comente sobre suas demais obras publicadas pela EDUCS:
Na EDUCS, uma editora pela qual tenho um carinho imenso e profundo agradecimento, publiquei obras que organizei envolvendo as questões da Ética, da Educação e do Direito. Além de ser fruto das pesquisas ocorridas em nossa Universidade, também é um meio de inserir novos autores no circuito editorial.
Considerando sua posição no Conselho Editorial da EDUCS, qual a importância da editora para a academia, para a publicação e a difusão de conhecimento?
Participar do Conselho Editorial da EDUCS me honra. É uma tarefa de grande responsabilidade com nossa editora e nossa instituição. A EDUCS é uma grande editora acadêmica, muito respeitada nacionalmente, sendo referência nos segmentos editoriais. Seu maior mérito, como uma editora acadêmica de ponta, é a difusão, com qualidade, do conhecimento. Tendo um contato direto com a EDUCS há quase 15 anos, avalio de modo muito positivo sua inserção no mercado editorial, a criatividade das linhas editoriais e a seriedade com que o grupo – o conselho, os profissionais e os autores – atua.
Foto: Bruno Zulian