Autores EDUCS em Destaque: saiba mais sobre Scheila de Avila e Silva
A autora Scheila de Avila e Silva é graduada em Gestão da Tecnologia da Informação (Unisinos) e em Ciências Biológicas (Universidade de Caxias do Sul), mestre em Computação Aplicada (Unisinos) e doutora em Biotecnologia (UCS). Atualmente, é professora adjunta na UCS na graduação e na pós-graduação. É membro do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBIO) e do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal (PPGSA). Saiba mais sobre a sua produção literária:
Como a sua formação acadêmica impacta no processo de produção dos livros?
A minha formação contribui para a produção dos conteúdos dos livros, pois, uma vez que a tecnologia permeia diferentes áreas, consigo entender as diferentes visões: de usuário e de desenvolvedor.
Considerando que suas obras publicadas pela Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) apresentam temáticas da Biotecnologia, da Bioinformática e da produção científica voltada para a discussão e a aplicação na Educação Básica, fale sobre a importância dessas ferramentas e da popularização da ciência para as realidades escolares:
A popularização da ciência é um tópico muito importante para os pesquisadores. A disseminação do conhecimento científico contribui para esclarecimentos de dúvidas e para a diminuição da desinformação sobre assuntos mais abstratos e de alta complexidade.
Destaque aspectos positivos que atualmente contribuem para a popularização da ciência, bem como os que não contribuem:
O que contribui para a popularização da ciência também contribui para a popularização da desinformação: mídias sociais digitais. Além disso, os meios de comunicação tradicionais contribuem para a diminuição da desinformação. Ainda precisamos evoluir na forma de comunicar assuntos complexos e abstratos.
Qual a sua opinião sobre a difusão do conhecimento científico nos âmbitos acadêmico e escolar?
A difusão do conhecimento ainda é muito incipiente, e ainda há uma noção de imediatismo. Ressalto que muitas vezes o conhecimento é tido como “não aplicável”. Mas todo o conhecimento é aplicado, pois, para ter uma aplicação, é necessário entender a ciência básica por trás de um fenômeno. Assim, a ciência básica – ou seja, o entendimento de um fenômeno – é o que transforma o mundo. No entanto, normalmente, apenas a aplicação de um conceito básico é vista como importante.
Em sua opinião, qual a contribuição da EDUCS, como editora acadêmica, para a produção e disseminação científica?
Editoras universitárias são essenciais para a divulgação científica. São instituições que visam à disseminação do conhecimento e não apenas ao retorno financeiro que uma obra pode ter.
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