Batalha das Startups evidencia trabalho desenvolvido pelo Parque Tecnológico da UCS
Das 16 equipes participantes da competição, quase metade é residente no cabedal dos projetos de inovação da Universidade
O Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS), em parceria com o SebraeX, promoveu dia 14 de novembro a Batalha de Startups, no Ginásio 1 da Vila Poliesportiva da UCS. Inserida na programação da 2ª Feira Brasileira do Grafeno, o objetivo da Batalha foi gerar visibilidade e reconhecimento a projetos empreendedores com modelos de negócios diversos e inovadores. Ao todo, 16 empresas competiram em formato eliminatório. Dessas, seis tem parceria e/ou estão sediadas na UCS (Autofarm, Caronapet, Chappa Brasil, Cool Tea Company, Green Fire e Hubble 360).
As startups foram divididas em duas categorias: de pré-operação, aquelas que já possuem um modelo de negócio definido, com primeiros clientes em validação e que tenham um protótipo com as funcionalidades básicas da solução; e de tração, as que já contam com estrutura de vendas com histórico de resultados crescentes e produto operacional. As duas startups campeãs (uma de cada categoria) se classificam para a etapa estadual do Desafio Sebrae Like a Boss, que ocorre durante o Gramado Summit 2024, em abril.
“As startups que participaram da Batalha mostraram que a Serra Gaúcha está se transformando em um polo de tecnologia e inovação em diversos segmentos para além da indústria tradicional. Chama a atenção que as finalistas apresentaram soluções com tecnologia bastante avançada em Inteligência Artificial e materiais avançados e, em especial, com foco na saúde e bem estar, sustentabilidade e inclusão social”, celebra o coordenador executivo do TecnoUCS, professor César Panisson.
A agência Hubble 360 foi a vencedora da categoria tração. Fundada em 2022 e incubada dentro do polo de inovação da UCS, no Campus-Sede, desde fevereiro deste ano, atua no atendimento de soluções de marketing através da Inteligência Artificial (IA), permitindo que os clientes alcancem o público desejado por meio do tráfego pago. A agência trabalha na criação de sites e landing pages, e elabora estratégias para as sedes sociais. O CEO Rafael Aquino ressalta que a empresa atinge atualmente o valor de R$ 20 milhões, e é considerada uma das startups mais avançadas em Desenvolvimento de IA do país.
O auxílio do TecnoUCS ao projeto é enaltecido por Aquino. Ele enfatiza que a solução em IA proposta pela empresa não teria chegado a diversos países sem essa cooperação. “Essa é uma tecnologia que vem para competir com Google e Meta. Com a participação na Batalha das Startups, conseguimos expandir o conceito de Inteligência Artificial desenvolvida dentro da UCS, e vislumbramos ainda mais possibilidades com a participação na Gramado Summit”.
A Startup LimbX conquistou o primeiro lugar na categoria pré-operação. Criada em maio deste ano, em Santa Cruz do Sul-RS, tem como missão revolucionar o mercado de próteses funcionais, tornando-as mais acessíveis, confortáveis e personalizadas, com o intuito de devolver a autonomia para pessoas que passaram por amputações. O CEO Natã Vargas destaca a UCS como uma parceira fundamental para impulsionar as inovações da empresa, desde o apoio com pesquisa até prototipagem com novos materiais. Ele repercute a presença na competição e na Feira do Grafeno: “Nos conectamos com pessoas incríveis e talentosas, e tivemos a oportunidade de conhecer ainda mais sobre os benefícios deste material tão inovador como o grafeno”. Vargas também reforça que o reconhecimento na Batalha valida o compromisso da empresa com a inovação e com a melhora da qualidade de vida das pessoas, e não esconde a expectativa de participar do Gramado Summit 2024. “Estamos entusiasmados com essa oportunidade. Poderemos compartilhar nossa visão, conectar com outros empreendedores e continuar impulsionando o desenvolvimento de nossas próteses”, completa.
TecnoUCS
O TecnoUCS tem como objetivo fundamental promover a conexão entre os atores do desenvolvimento, levando para o mundo empresarial, ao poder público e à sociedade o conhecimento produzido na Universidade, em forma de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), transferência de tecnologia, prestação de Serviços Tecnológicos e desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica. Têm como meta o aperfeiçoamento/criação de produtos, processos e serviços capazes de modernizar a matriz econômica da região de abrangência da UCS, composta por 70 municípios que somam 1,5 milhão de habitantes, com consistente atividade econômica nos segmentos metalmecânico, moveleiro, plástico, têxtil, turístico e agroindustrial, entre outros, bem como colaborar com o desenvolvimento nacional e internacional.
César Panisson reforça o propósito do polo de inovação em conectar o conhecimento por meio de ações inovadoras e, com isso, tornar a Serra Gaúcha em uma referência em ecossistema de inovação capaz de desenvolver talentos, atrair investimento e promover o desenvolvimento inteligente da região. “A UCS, como instituição comunitária de ensino superior, ciência e tecnologia, tem papel fundamental nesse processo de transformação e fica explícito no sucesso do evento reunindo empresas, pesquisadores, empreendedores e entusiastas da inovação de todo o país”.
Créditos das fotos: Bruno Zulian e Jéssica Lima