Candidatos à prefeitura aderem a manifesto em defesa das Universidades Comunitárias
Carta sela comprometimento com mobilização pela regulamentação da Lei das Comunitárias, que visa à implementação de políticas para favorecer o acesso ao Ensino Superior
Comprometida com a defesa das pautas das Instituições Comunitárias de Ensino Superior Comunitárias (ICES), a Universidade de Caxias do Sul buscou a adesão dos candidatos à prefeitura do município caxiense a manifesto elaborado pelo Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung). A Carta em Defesa da Educação Superior de Qualidade e das Universidades Comunitárias Gaúchas formaliza a luta pela regulamentação da Lei 12.881, de 2013. Ela prevê que as instituições desta natureza possam receber recursos orçamentários do poder público, participar de editais de órgãos governamentais de fomento e ter prioridade em políticas de expansão do acesso e permanência na universidade.
A dedicação para o reconhecimento da pauta pelos postulantes aos cargos municipais é compartilhada entre os gestores das 14 universidades que formam o consórcio – em conjunto, responsáveis por 50% das matrículas presenciais no Rio Grande do Sul, proporcionando oportunidades de formação técnico-científica a milhares de gaúchos.
Em Caxias do Sul, a carta foi entregue aos candidatos Adiló Didomenico, Denise Pessôa, Felipe Gremelmaier e Maurício Scalco pelo reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech. Todos firmaram seu apoio à mobilização. “Uma vez regulamentada, a legislação permitirá a implementação de programas de bolsas de estudos e financiamentos para estudantes de nossa cidade, acesso a recursos federais para pesquisa e inovação por meio de editais específicos para as comunitárias e auxílios a programas de permanência. É uma iniciativa extremamente importante para a democratização do acesso ao Ensino Superior de qualidade”, sustenta Rech. As universidades comunitárias são profundamente comprometidas com o desenvolvimento regional, assim como a UCS, que carrega essa premissa como missão. O convite é para que, juntos, universidades e municípios possam transformar o presente e o futuro das cidades.