Cátedra UNESCO abriga interlocução científica com instituto alemão para o desenvolvimento humano

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/11/2024 | Editado em 05/11/2024

Em Berlim, professor Danilo Streck estudou a dinâmica das emoções no âmbito social e político e suas implicações para a educação

A Cátedra UNESCO em Educação para Cidadania Global, sediada pela Universidade de Caxias do Sul, abriga movimentos de interlocução científica em diferentes projetos de pesquisa. No mês de outubro, seu coordenador na UCS, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Danilo Streck, ampliou compreensões voltadas ao “Estudo comparado de concepções e práticas internacionais de educação para a cidadania global” no Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano (MPIB), em Berlim, na Alemanha.

Os documentos da UNESCO identificam três domínios na Educação para Cidadania Global: o cognitivo, o socioemocional e o atitudinal. Como pesquisador convidado no Centro para a História das Emoções do Instituto, que reúne ampla produção de estudos e acervo sobre o tema, dedicou-se à dinâmica das emoções no âmbito social e político e suas implicações para a educação. A pesquisa orientou perguntas como “De que forma as emoções foram modeladas pelo capitalismo e ao mesmo tempo o promoveram? No contexto político, como opera o jogo das emoções? Em que “regimes emocionais” as crianças em países diferentes são educadas? E qual o papel da educação e das mídias sociais na modelagem das emoções?”.

A imersão no tema incluiu uma entrevista com a coordenadora do Centro, Ute Frevert, que dá atenção especial às emoções na modernidade. “Apesar da ênfase no papel da razão para a emancipação anunciada pela modernidade, as emoções desempenham um papel importante em uma sociedade que passa a se estruturar com base em contratos. Confiança, medo, humilhação, vergonha, entre outras, são emoções mobilizadas desde o âmbito familiar e escolar até o âmbito da economia e da política, sendo modeladas pelos respectivos contextos sociais, culturais e políticos”, resgata o professor Streck de sua fala.

A troca de conhecimentos incluiu agenda com o diretor do Instituto Max Planck, Ralph Hertwig, que coordena um centro de estudos sobre “racionalidade adaptativa”, que analisa como as pessoas tomam suas decisões em contextos de incertezas. “Pude expressar a importância das pesquisas para o trabalho da Cátedra. Temos muito a aprender com os estudos desenvolvidos no Instituto em áreas como a psicologia do desenvolvimento, a relação homem-máquina e as ciências neurológicas contextuais”. Junto com as “emocionalidades”, que “racionalidades” são usadas na formação da cidadania e no cotidiano? Estas são perguntas com as quais o período no MPIB possibilitou lidar e que continuarão orientando pesquisas vinculadas à Cátedra.

Cátedra UNESCO

“As Cátedras UNESCO são uma vasta rede que estimula este tipo de intercâmbio. Conhecendo os outros, conhecemos melhor a nós mesmos e ao mesmo tempo contribuímos para a produção do conhecimento junto com colegas de outras partes do mundo. Trata-se de entrar em diálogo com pesquisadores e profissionais de outros lugares para repensar as formas de cidadania e de formação da cidadania”, sustenta o professor Streck. A Cátedra “Educação para a Cidadania e Justiça Socioambiental” foi inaugurada na UCS em fevereiro de 2023, vinculada à Área do Conhecimento de Humanidades e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, e propicia essa interlocução permanente em diversos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade.

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