Celebração na Catedral Diocesana marca os 56 anos da UCS
Missa de ação de graças é tradicional desde a cerimônia de instalação da Universidade, que data de 15 de fevereiro de 1967
Tradicional às comemorações do aniversário de fundação da Universidade de Caxias do Sul, ocorrida em 10 de fevereiro de 1967, a missa na Catedral Diocesana Santa Teresa foi realizada no dia 14 de fevereiro.
Com a presença de autoridades acadêmicas, professores, funcionários e integrantes da comunidade, o encontro foi de agradecimento a todos que se empenharam em fazer da UCS “templo da cultura e saber”, como enunciou um dos fundadores, o bispo Dom Benedito Zorzi, à época da instalação da Universidade, marcada por cerimônia realizada em 15 de fevereiro de 1967. Uma missa celebrada na mesma data, na Catedral, deu início à tradição de ação de graças que é mantida desde então.
O momento oportunizou relembrar o movimento comunitário que originou a Instituição e conquistas de uma trajetória que já levou à criação de nove unidades em municípios do nordeste do estado do Rio Grande do Sul.
Reitor da UCS, o professor Gelson Leonardo Rech lembrou da missão dos educadores e da gratidão por poder integrar uma instituição tão significativa à comunidade. “A noite é de ação de graças, de reconhecimento pelos mais de 123 mil alunos de graduação e pós-graduação que formamos em 56 anos. É o momento de reverenciar os instituidores, Dr. Virvi Ramos, primeiro reitor; Sr. Hermes João Webber, então prefeito de Caxias do Sul; e o bispo da época, Dom Benedito Zorzi, pela visão de vanguarda. Meu profundo agradecimento aos professores, estudantes, funcionários, e a todos que fizeram e fazem a UCS ser o que ela é”, declarou.
Saiba mais sobre a trajetória da UCS no último ano.
Fotos: Bruno Zulian