CETEC Festival 2023 celebra as revoluções no palco do UCS Teatro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 28/06/2023 | Editado em 13/07/2023

 

O maior festival estudantil do estado acontece de 10 a 14 de julho e reunirá mais de 750 estudantes.

O palco do UCS Teatro, em Caxias do Sul, recebe mais uma edição do maior festival estudantil do estado. O CETEC Festival 2023, que acontece de 10 a 14 de julho, coloca em cena o resultado da produção dos estudantes, que se dedicaram ao tema “Frutos da Revolução: a arte me transforma e eu transformo o mundo”.

Neste ano, os estudantes do ensino médio do CETEC UCS – Escola de Ensino Médio e Técnico da Universidade de Caxias do Sul apresentarão 19 peças de teatro, além de dezenas de esquetes teatrais, musicais e literárias.

O projeto integrado CETEC Festival, realizado desde 1996, contempla a produção completa de um produto cultural pelos estudantes do ensino médio. Durante o trabalho interdisciplinar realizado ao longo do primeiro semestre, os alunos se envolvem desde a definição do argumento, a temática central da peça e da sua transformação em roteiro teatral, até os cuidados com cenário, luz e som, figurino e direção, promovendo um trabalho de valorização da pesquisa, da troca de ideias, e das decisões em equipe.

São esperadas cerca de 4 mil pessoas no UCS Teatro nas 5 noites de espetáculos e os ingressos já estão esgotados. Diferente dos anos anteriores, a edição de 2023 não terá transmissões ao vivo: “O universo pós pandemia nos fez perceber que precisamos voltar às sensações, alegrias e descobertas que somente a presencialidade pode nos oferecer. Por isso, neste ano, optamos por não realizar as transmissões ao vivo, para dar foco a experiência única que é a troca humana que acontece dentro de um teatro lotado”, explica o produtor geral do espetáculo, Marcelo de Gregori.

Para Liliane Maria Viero Costa, Coordenadora Artística do CETEC Festival, o resultado que será apresentado no palco mostra os diferentes olhares dos estudantes acerca das revoluções que nos levaram ao mundo contemporâneo: “A arte tem uma relação estreita com as revoluções que aconteceram no mundo, pois muitas das mudanças sociais, políticas e culturais que ocorreram durante as revoluções inspiraram e influenciaram movimentos artísticos e culturais ao longo da história da sociedade”, ressalta a professora.

Segundo Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC, o evento é uma grande confraternização, colocando em evidência os mais diferentes talentos: “O CETEC Festival traz ao palco o olhar atento do jovem de hoje sobre o mundo ao seu redor. Com a temática deste ano, os estudantes puderam analisar o impacto das revoluções culturais, sociais, tecnológicas, ambientais e migratórias nas transformações que ocorreram na história da humanidade. Além de acolher as habilidades artísticas dos estudantes, o Festival também possibilita um encontro entre as famílias, que celebram juntas em torno da arte e da cultura.”, diz a docente.

Além do universo das artes, o CETEC Festival coloca em cena um elemento especial: a solidariedade. Os ingressos são entregues para o público mediante a troca por alimentos não perecíveis. Estima-se que esta edição ultrapasse 2 toneladas de alimentos arrecadados, que serão destinados ao Banco de Alimentos de Caxias do Sul.

As redes sociais do CETEC farão a cobertura em tempo real dos bastidores do festival. As sinopses de todas as peças podem ser conferidas clicando aqui.