CETEC Folia une Carnaval e Festa das Cores para festejar início do ano letivo
Tradicional evento contou com bateria de samba e concurso de fantasias, além de distribuição de adereços e de tinta em pó
A primeira semana de aulas do CETEC Ensino Médio fechou com uma programação intensa nesta sexta-feira, dia 1º, integrando o CETEC Folia. O tradicional Carnaval promovido pela escola para celebrar a volta às aulas contou, pela primeira vez, com a Festa da Cores e com uma bateria de samba no estacionamento da escola. O evento teve ainda seu concurso de fantasias e distribuição de adereços, além de carrinho de picolé, sanduíches e crepes.
A recepção aos novos alunos começou ainda na segunda-feira, dia 26, no UCS Teatro, e seguiu no saguão do bloco C também para os 2º e 3º anos com a cantora Paola Delazzeri e o músico Johnatan Macedo. Os estudantes também receberam vales-picolé no primeiro dia de aula. Ao longo da semana, as turmas participaram da aula inaugural com o professor Lucas Furstenau de Oliveira, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas, além de mestre e doutor em Neurociências. Ele destacou técnicas eficazes de estudo nos encontros com as turmas, ocorridos no UCS Teatro.
O ponto alto das celebrações foi o CETEC Folia nesta sexta. Com um dia repleto de sol, o destaque foi para a chuva de cores. Por sugestão dos alunos, foi realizada a primeira edição da festa em que cada estudante recebe um pacote de tinta em pó para colorir a escola. Para Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC, a Festa das Cores deste início de ano letivo simboliza a integração.
“É como se fosse um “batizado” para os novos estudantes e a mistura de cores demonstra que a partir de agora todos eles juntos ganham uma nova página para colorir com muitas histórias, conquistas e boas recordações”, destacou.
A outra novidade desta edição do CETEC Folia foi a bateria do mestre Batata. A banda Samba Show interpretou clássicos de escolas de samba e do Carnaval brasileiro colocando os estudantes para dançar. “O Carnaval, o samba, são manifestações culturais do nosso país. A gente importa muitas tradições, é importante o conhecimento de toda essa diversidade, mas a gente precisa aprender e valorizar o que é nosso”, ressaltou Ana.
Na terra da Festa da Uva, teve até estudantes que se fantasiaram da fruta típica da região da Serra. E para consagrar toda essa criatividade dos alunos, o CETEC Folia se encerrou com o anúncio das melhores fantasias. O 1º lugar ficou com o grupo de fadas, com direito a performance delas com o pó colorido. O 2º lugar foi para a fantasia Fred Flintstone. E o 3º lugar foi conquistado pelo grupo que se vestiu de Patrulha Canina.
Crédito das fotos: Bruno Zulian