CETEC mobiliza centenas de alunos em prol dos atingidos pela chuva no Estado
Ações solidárias vão desde trabalho voluntário na triagem de doações ao preparo de sanduíches e alimentos para atender população resgatada
No momento em que o Rio Grande do Sul vive sua maior tragédia climática, os alunos do CETEC se mobilizam com força no auxílio às vítimas da chuva. Com centenas de estudantes envolvidos em variadas ações de auxílio aos atingidos pela enchente, as atividades em prol da população resgatada acabaram inspirando a criação da Semana da Solidariedade.
Os trabalhos começaram ainda antes do retorno das aulas presenciais. Com atividades à distância e a possibilidade de estudar em horários alternativos, na segunda e terça-feira, mais de 100 alunos foram ao Seminário Diocesano Nossa Senhora Aparecida atuar como voluntários na triagem das doações recebidas. Com o aprendizado que tiveram na organização dos materiais e com a volta às aulas presenciais nesta quarta-feira (8), alunos de pelo menos quatro turmas que já tinham participado das ações no seminário emprestaram seu conhecimento para auxiliar na triagem das doações que estão sendo recebidas na Universidade de Caxias do Sul.
Nesta quarta-feira (8), cerca de 100 estudantes do Ensino Médio e Ensino Fundamental participaram das ações no ginásio 1 da UCS. Os trabalhos começaram nesta manhã com alunos do Ensino Médio. No período da tarde, foi a vez dos alunos do Ensino Fundamental somarem esforços na triagem. Nos próximos dias, outros estudantes serão convidados a participar das atividades solidárias, incluindo os que não tinham sido voluntários mas que têm interesse no aprendizado.
“Eles estão em horário de aula e estas ações reforçam a proposta pedagógica de nossa instituição que inclui a solidariedade e a humanidade. Também estão sendo trabalhados diversos componentes curriculares, que abrangem desde a Matemática, no trabalho de organização e logística de distribuição das doações, às questões ambientais, geográficas e toda a ciência que está atrelada a um desastre ambiental como o que vivemos”, explica a direta do CETEC, Ana Cristina Possapp Cesa.
Em outra ação coordenada por professores da Nutrição da UCS, de preparação de sanduíches, 65 estudantes do CETEC auxiliaram no preparo dos lanches nesta quarta. São alunos do Ensino Fundamental e Médio que estiveram no preparo. Ao longo da semana, também professores e funcionários do CETEC já tinham se integrado à montagem dos sanduíches.
A equipe do CETEC Fundamental fez bolos na cozinha da escola na terça-feira para doações. E os alunos do curso técnico de Gastronomia farão mais bolos e pães, a partir desta quinta-feira, no Restaurante Universitário, para posterior entrega aos atingidos pelas enchentes.
O CETEC ainda promove um drive-thru solidário arrecadando doações para as vítimas das enchentes até sexta-feira, dia 10. A entrega dos donativos ocorre nos estacionamentos das escolas de Ensino Médio e Fundamental, nos blocos C e I, nos horários de entrada, das 7h às 8h, e saída, das 11h30min às 12h30min, no turno da manhã. Nesta ação, cerca de 25 alunos também auxiliam na recepção dos materiais.