Circuito de Educação e Longevidade promove o bem-estar emocional no envelhecimento
Iniciativa do programa UCS Sênior celebra o mês da pessoa idosa direcionando olhares para as questões relacionadas ao envelhecer e favorecendo a construção de conhecimentos. Confira as atividades gratuitas e participe
Em outubro, mês que celebra a pessoa idosa, o programa UCS Sênior, da Universidade de Caxias do Sul, promove o Circuito de Educação e Longevidade. Em sua sexta edição, a iniciativa pretende comemorar a vida durante ações que favorecem a convivência em espaços de construção de conhecimentos e alegria. “A partir da educação, o objetivo principal é contribuir para a conquista do envelhecimento ativo e saudável”, reforça a coordenadora do UCS Sênior, professora Verônica Bohm. Doutora em Educação e especialista em Gerontologia, a docente sinaliza a importância do olhar para o tema, que é uma realidade ainda ignorada por muitos. “Oportunizar espaços para refletir acerca desse fenômeno é uma demanda urgente”, avalia.
Nesse contexto, entre as atividades gratuitas para a comunidade, no dia 17 de outubro, terça-feira, a palestra Bem-estar emocional: possibilidades para lidar com emoções e estresse relacionado ao envelhecimento é realizada no Bloco J do Campus-Sede da UCS, às 15h, ministrada pela professora Silvana Regina Ampessan Marcon, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade.
Também aberta ao público, no dia 23 de outubro, às 15h, no UCS Teatro, a peça Bernardete 50+, espetáculo de humor com a atriz Zica Stockmans, ocorre a partir de parceria da Universidade com o SESC e a Secretaria Municipal do Esporte e Lazer.
Com mediação da psicóloga e professora do UCS Sênior Aline Cechinato, no dia 25 de outubro, às 14h, no UCS Cinema, será possível participar do cine debate com o filme Nossas Noites.
Para quem desejar participar de um passeio cultural, a programação inclui uma viagem à Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, atividade que demanda investimento e inscrições na secretaria do programa UCS Sênior (mais informações pelo telefone 3218.2355).
O Circuito de Educação e Longevidade já teve exposição, apresentação musical e a palestra O perigo da infantilização da velhice, ministrada pela professora Verônica, na Feira do Livro; aulão de dança temática, piquenique e o concerto Infância de Todas as Idades, na UCS.
Olhar para o sênior
Tema que é foco de atenção institucional na Universidade de Caxias do Sul, o envelhecimento humano é abordado nos âmbitos do ensino, da pesquisa e da extensão, em diálogo com as políticas públicas. Exemplo dessa dedicação é a Mostra de Trabalhos Acadêmicos sobre Envelhecimento Humano, que impulsiona os estudos tendo o tema como objeto de pesquisa com foco na contribuição social. Os trabalhos premiados em sua segunda edição foram anunciados no final de setembro.
Já o programa UCS Sênior, que contabiliza 32 anos de atuação em 2023, promove o ensino em diferentes áreas do conhecimento, como Envelhecimento Ativo, Filosofia de Vida e Linguagens. São diversas as possibilidades oferecidas para a pessoa sênior aprender e ensinar, articular saberes, cuidar do corpo e da mente, fazer amizades e desenvolver-se integralmente. As rematrículas para os alunos do programa ocorrem de 4 a 8 de dezembro, e as matrículas para ingressar nas atividades ocorrem de 11 a 15 de dezembro. Saiba como participar.
Foto: Gelson Téfeli