Com proposta inovadora, CETEC Fundamental é inaugurado no Campus-Sede da UCS

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 23/02/2022 | Editado em 24/02/2022

Escola mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul atenderá alunos de 6º a 9º ano de toda a região da Serra Gaúcha, com metodologia contemporânea e estrutura diferenciada

O design arrojado e jovem, caracterizado por salas de aulas com layouts adaptáveis, conversa com uma proposta pedagógica marcada pela inovação e pelas metodologias ativas. Ambientes como a Biblioteca e Espaço Cultural ou, então, a sala de Tecnologias Digitais, mantêm vivos o objetivo de socialização e trocas entre alunos e professores. Por onde se vai numa visita ao CETEC Fundamental, percebe-se uma escola que ilustra as características do seu tempo.

Apresentada à comunidade e inaugurada na tarde desta quarta-feira, dia 23 de fevereiro, a escola mantida pela Fundação Universidade de Caxias do Sul conta com uma proposta inovadora e exclusiva no ensino para estudantes do 6º ao 9º ano. Com a presença de autoridades educacionais, pais, alunos, professores e funcionários, a solenidade marcou o início de uma nova era na educação básica da Serra Gaúcha.

Com a expertise de mais de 25 anos no Ensino Médio e Técnico, o CETEC Fundamental apresenta uma iniciativa diferenciada, com rotinas que se assemelham aos modelos americanos e europeus de ensino, além de contar com toda a infraestrutura universitária da UCS. Localizada no Bloco I, ao lado da Galeria Universitária, a escola é ponto de ligação com as outras estruturas a serem utilizadas pelos alunos, como Cinema, Biblioteca Central, Laboratórios, Museus, Zoológico, Teatro, Vila Poliesportiva, Escola de Música, entre outros.

O CETEC Fundamental chega na região com um modelo de ensino pioneiro, que estreita a relação entre o que se aprende na escola e o cotidiano, atendendo às necessidades de aprendizagem dos estudantes de uma nova geração, nascida e desenvolvida na era digital.

Momento especial à Fundação; de alegria à comunidade do Cetec

Na cerimônia de inauguração, a professora Ana Cristina Possapp Cesa, diretora do CETEC UCS, ressaltou o “momento especial para a Fundação e de alegria para a Comunidade do Cetec”. De fato, depois de 27 anos do CETEC UCS – Escola de Ensino Médio e Técnico, um novo passo foi dado, ampliando os serviços oferecidos..

Ao lado do presidente da FUCS, José Quadros dos Santos, do aluno Augusto Fochesatto Tronca  (à esquerda), da estudante Giovana Silveira, da coordenadora pedagógica, Andréia Michelon Gobbi, e do reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava (à direita), Ana descerrou a placa de inauguração.

“O Cetec só existe porque é da UCS. Construímos com base numa proposta pedagógica inovadora, alicerçada em valores clássicos, mesclando inovação e tradição, digital e analógico, passado, presente e futuro, sempre preservando valores norteadores do Cetec”, frisou. Com emoção, finalizou o discurso com um agradecimento, o de “permitir a uma professora inaugurar uma escola”, disse Ana.

O reitor da UCS, professor Evaldo Antonio Kuiava, destacou que o Cetec Fundamental foi pensado a partir de um modelo educacional e científico, orientado pela Pedagogia de Inovação. Ele ressaltou que os alunos terão à disposição uma estrutura única e que vai auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem.

“Nós queremos que o conhecimento e a vivência estejam envolvidos num processo criativo. A apropriação de conceitos a partir da experiência será o diferencial no processo cognitivo”, reforçou Kuiava, demonstrando que essa forma de aprender olha para o mundo digital vivenciado na atualidade.

De acordo com José Quadros dos Santos, presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, a escola reforça o compromisso da FUCS de atuar como um agente de transformação social para um novo tempo. “A proposta de nossa instituição envolve um modelo disruptivo de escola; modelo pelo qual os pais tanto anseiam. Queremos que os filhos saiam daqui mais preparados para o mundo. Temos uma escola única aqui na Serra Gaúcha; é também um sonho que se realiza”, destacou.

Escola de desenvolvimento integral

O bloco que abriga o Ensino Fundamental está entre duas áreas verdes que serão espaços de convivência e aprendizagem, com atividades de educação ambiental e esportes de aventura, caso da escalada, do arvorismo e da tirolesa, estruturas montadas exclusivamente para a escola e que integram parte do currículo.

As aulas curriculares iniciam às 9h30min, mas os pais podem optar por deixar os alunos às 7h30min para mentorias e atividades extracurriculares, como natação, violino, alemão ou futsal, por exemplo, entre outras. Após o período de aulas da manhã, os estudantes têm a opção de almoçar no restaurante universitário ou ir para casa e retornar no início da tarde. Neste intervalo, acontecerão os clubes temáticos, como de xadrez, e-sports, games, astronomia e música.

Durante a tarde, há uma carga horária dedicada ao conteúdo curricular e, ao fim do dia, ocorrem aulas de educação ambiental, esportes de aventura, etnoatividades e criação digital. A Ludoteca, espaço com jogos de tabuleiro, RPG e outras ferramentas de desenvolvimento lúdico, também integra a lista de componentes curriculares. Um grande diferencial da escola é a carga horária de Língua Inglesa, que proporciona aos estudantes um contato diário com o idioma.

As aulas no CETEC Fundamental iniciam no próximo dia 2 de março. Você pode acompanhar a escola nas redes sociais @cetecfundamental.

Fotos: Bruno Zulian