Complexo em Saúde Animal da UCS ganhará Instituto Hospitalar Veterinário
Projeto em fase de execução deve ficar pronto em abril de 2022. Ampliação da estrutura do curso de Medicina Veterinária potencializará qualificação profissional e prestação de serviços à comunidade, em um dos maiores complexos de saúde animal do Brasil.
O Complexo em Saúde Animal do curso Medicina Veterinária da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – que já conta com clínicas veterinárias para pequenos e grandes animais, laboratórios de diagnóstico, unidade móvel, uma Escola Experimental e interface com o Zoológico e com o Museu de Ciências Naturais, além dos lagos da Instituição e sua biodiversidade – terá sua estrutura ampliada visando qualificar a formação acadêmica e profissional de seus mais de 700 alunos, a prestação de serviços à comunidade, a pesquisa e a inovação. A previsão é que o ecossistema de ensino e aprendizagem ganhe um Instituto Hospitalar Veterinário a partir de abril do próximo ano, transformando-se em modelo de estrutura e atendimento em saúde animal no Rio Grande do Sul e no Brasil.
Com obras iniciadas, o novo Instituto terá área de 3.684,30 m², sediado no bloco 46 do Campus-Sede, e comportará atendimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e práticas laboratoriais voltadas aos animais.
O espaço abrigará a clínica de pequenos animais (hoje localizada no bloco 47) com ambientes ampliados, o que acrescerá nas atividades clínicas e cirúrgicas com enfoque principal em cães e gatos; potencializará o tratamento de doenças infecciosas, o que demanda áreas específicas e de isolamento; aumentará a quantidade de especialidades veterinárias atendidas, a exemplo da oncologia; e os diagnósticos especializados a partir de técnicas mais avançadas em uma ala laboratorial, como de zoonoses e o PCR em tempo real, que ainda não é realizado na região, exame que permitiu a primeira identificação de Covid-19 em felinos no Rio Grande do Sul; além de sediar serviços de bacteriologia, micologia, parasitologia e análises clínicas veterinárias.
No mesmo bloco, salas de aula centralizarão as turmas da graduação (hoje concentradas no bloco 74) e terá sede a coordenação de curso, quadro docente e Diretório Acadêmico.
Os ambientes ainda poderão ser ocupados, por locação, por profissionais independentes na realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos, como o que já é feito nas clínicas e blocos cirúrgicos do curso.
A clínica de grandes animais e seu bloco cirúrgico permanecerão no bloco 56, próximo ao novo Instituto Hospitalar Veterinário, e o local que hoje abriga a clínica de pequenos animais dará lugar a laboratórios voltados à produção e à reprodução animal, anatomia e patologia veterinária.
“Haverá maior potencial de expertises em um centro que será dedicado não somente à saúde animal, mas às suas interfaces com a saúde humana como um todo, tratando e prevenindo novas enfermidades na região. Um potencial fantástico para a oferta de soluções e resolução de problemas com o ganho de qualidade a partir da união de ciência, inovação e profissionais altamente capacitados”, considera o professor André Felipe Streck, coordenador do curso de Medicina Veterinária, ressaltando o potencial em pesquisa na interlocução da área com o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, a Biomedicina e a Medicina humana.
Na UCS, a qualificação em Medicina Veterinária também pode ser continuada a partir de Programa de Aprimoramento Profissional e especializações em Clínica e Cirurgia de Cães e Gatos e de Animais de Grande Porte.
Para o diretor da área do conhecimento de Ciências da Vida, professor Asdrubal Falavigna, o aprimoramento de estrutura também terá reflexos interdisciplinares, já que o novo Instituto Hospitalar Veterinário passará a integrar o ecossistema de ensino e aprendizagem disponibilizado no Campus-Sede da UCS, com recursos para fundamentar e impulsionar a formação acadêmica no contato com objetos de estudo e as demandas comunitárias.
Experiência
Thauany Mazzarotto de Souza, no quinto semestre de Medicina Veterinária e integrante do Diretório Acadêmico do curso, descreve a experiência atual na graduação: “Fazer Medicina Veterinária na UCS é ótimo, os professores são maravilhosos, assim como a coordenação. Os grupos de estudos, para mim, são a melhor parte, nos quais aprendemos muito e fazemos amizades”. A acadêmica projeta a ampliação do aprendizado a partir do Instituto Hospitalar Veterinário. “O sonho de todo estudante é ter a vivência em um uma unidade hospitalar para aprender na prática, saber como é ser um veterinário”, avalia.
Complexo para fortalecer formação
Saiba mais sobre a estrutura do curso que teve suas atividades iniciadas na UCS em 2013, tem a duração de cinco anos, e hoje é reconhecido pelos serviços de qualidade em ambientes de ensino que permitem a imersão dos alunos em atividades práticas da rotina do médico veterinário.
Clínica para Animais de Pequeno Porte
- Em funcionamento no Bloco 47 do Campus-Sede, a Clínica Médica para Animais de Pequeno Porte tem estrutura de 589,24m² e conta com quatro ambulatórios para cães e um para gatos, blocos de isolamento (para pacientes com doenças infectocontagiosas) para ambas as espécies, sala de nutrição e dispensário de medicamentos. O bloco cirúrgico tem capacidade para realização de três cirurgias simultâneas, com equipamentos de anestesia inalatória e monitores cardíacos. É composto, ainda, por sala de preparação dos pacientes, sala de antissepsia, sala de recuperação e vestiário. Implantadas em 2017, as clínicas médicas para animais de pequeno e de grande porte foram as primeiras em sua modalidade disponibilizadas em uma Unidade de Ensino em Caxias do Sul e região.
Clínica para Animais de Grande Porte
- No Bloco 56 está instalada a Clínica Médica para Animais de Grande Porte, com duas áreas de atendimento com tronco de contenção para equinos e bovinos, além de 21 baias para alojamento durante o tratamento clínico. Os serviços incluem radiologia e ultrassonografia digital e cirurgias eletivas em equinos e ruminantes. O setor ainda conta com um solário – área de pastagem e de banho de sol para os animais. O bloco cirúrgico possui aparelho de anestesia inalatória e mesa cirúrgicas importadas, encontrados nas principais clínicas e hospitais de equinos nos EUA e Europa, além de outros equipamentos especiais para as cirurgias. O espaço foi o primeiro a ser ofertado por uma instituição de ensino superior na Serra Gaúcha e pode ser locado por profissionais autônomos que necessitam de local para procedimentos em pacientes particulares.
Radiologia e Ultrassonografia
- As clínicas médicas disponibilizam serviço de radiologia e de ultrassonografia digitais. Os laboratórios para exames desse tipo contam com equipamentos de última geração e podem, inclusive, ser utilizados por clínicas particulares e profissionais autônomos mediante solicitação e agendamento.
Laboratórios
- Os laboratórios, como de análises clínicas e microscopia, permitem diagnosticar doenças parasitológicas, causadas por fungos, bactérias, vírus, entre outros; bem como a partir da detecção de genes.
Unidade Móvel Veterinária
- A unidade móvel, pioneira na Serra Gaúcha, é disponibilizada para capacitação dos estudantes e prestação de serviço à comunidade. Composta por ambulatórios para atendimento clínico e salas cirúrgicas para cães e gatos, é utilizada em campanhas educativas e ações de saúde animal, além de projetos de extensão acadêmica.
Jardim Zoológico
- Um importante diferencial do curso é a integração com o Jardim Zoológico da Universidade. Inaugurado em 1997, o espaço ocupa uma área de 20 mil m² e abriga aproximadamente 100 indivíduos de 36 espécies diferentes, entre répteis, aves e mamíferos. O Zoo da UCS funciona como centro de recuperação e abrigo de animais silvestres apreendidos em cativeiro ilegal ou encontrados debilitados, feridos ou órfãos, que a após avaliação e tratamento veterinário especializado, podem permanecer no local, ser encaminhados para criadouros legalizados ou reintegrados à natureza. Ali, também desenvolve-se Educação Ambiental, estágios voluntários, curriculares, entre outras atividades.
Escola Experimental
- Localizada em Fazenda Souza, a Escola Experimental do curso permite o aprendizado sobre técnicas de produção e reprodução animal.
Museu de Ciências Naturais
- Centro de estudos na área das ciências biológicas, com finalidades acadêmicas, científicas, culturais e de difusão do conhecimento, dialoga com o curso de Medicina Veterinária a partir de ambientes como o UCS Aquarium.
Fotos: Claudia Velho, Tsheislin Ramos e divulgação.