Concerto Infância de Todas as Idades reúne mais de cem artistas no palco do UCS Teatro

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 01/10/2024 | Editado em 04/10/2024

Músicos de diferentes gerações da Orquestra Acadêmica da UCS, da Orquestra Jovem UCS LionsEduC e do Coro Vívere resgatam memórias afetivas de cantigas e danças

Músicos ensaiam em preparação para o espetáculo que terá entrada franca.

Reunindo mais de cem artistas de diferentes gerações que formam a Orquestra Acadêmica da UCS, a Orquestra Jovem UCS LionsEduC e o Coro Vívere, a Universidade de Caxias do Sul promove neste sábado, 5 de outubro, no UCS Teatro, o concerto Infância de Todas as Idades. A partir da união de talentos e emoções, tanto no palco quanto na plateia, a proposta é celebrar a vida em sua plenitude. A apresentação, com início às 17h e entrada franca, é alusiva ao Dia da Pessoa Idosa e ao Dia das Crianças, comemorados em 1º e 12 de outubro, respectivamente.

Com o tema Cantigas e Danças, a apresentação deste ano levará o público a reviver as memórias afetivas de canções populares e consagradas nos salões de baile. Músicas tradicionais, como a nordestina Asa Branca, além de Prenda Minha e Oh! Minas Gerais, que destacam o folclore gaúcho e mineiro transmitido de forma oral, são exemplos da cultura musical presente há muito tempo na memória e nas tradições. As cirandas da infância, que seguem no imaginário e no coração dos adultos, também terão espaço. E as danças serão rememoradas de forma orquestral a partir de ritmos como Valsa, Habanera e Minueto. As mais folclóricas, como o Malambo e a Giga irlandesa, transmitirão a energia do encontro de povos em festejos e rituais ancestrais.

O programa terá narração da professora coordenadora do programa UCS Sênior, Verônica Bohm. A direção artística e a regência das orquestras ficarão a cargo de Fábio Alves, e as vozes do coro serão regidas por Aline Giacomet. O espetáculo tem coordenação geral de Moacir Lazzari, produção de Pedro Giles e promoção dos setores UCS Cultural e UCS Sênior.

A Orquestra Acadêmica da UCS
Oferece a prática orquestral para músicos estudantes e praticantes de instrumentos de cordas e sopros da Serra Gaúcha. O objetivo é fomentar a atividade em grupo e propiciar o encontro dos participantes para explorar e ampliar suas capacidades, habilidades, conhecimentos e, assim, promover a aproximação das atividades de orquestras profissionais.

A Orquestra Jovem UCS LionsEduc
Formada por jovens de 10 a 14 anos, a Orquestra Jovem UCS LionsEduc investe na formação dos estudantes através de oficinas gratuitas de musicalização, teoria musical, aulas de instrumentos e prática de orquestra para instrumentos como flautas, violinos, violas, violoncelos e contrabaixos, as quais compõem o processo formativo dos integrantes.

O Coral Vívere
Foi fundado em 1991, mesmo ano em que iniciaram as atividades da Universidade da Terceira Idade (UNTI), hoje Programa UCS Sênior. O coro tem por objetivo desenvolver a arte vocal, contemplando e integrando vozes e favorecendo as relações de convivência em grupo.

Serviço
O quê: concerto Infância de Todas as Idades, com a Orquestra Acadêmica da UCS, a Orquestra Jovem UCS LionsEduC e o Coro Vívere
Quando: 5 de outubro, às 17h
Onde: UCS Teatro, no Campus-Sede da UCS
Entrada franca

Fotos: Pedro Giles