Confira os recentes lançamentos da Editora da Universidade de Caxias do Sul

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/10/2023 | Editado em 30/10/2023

Livros impressos e e-books tratam de temas diversos, desde questões sobre sociologia moderna até a milenar medicina chinesa

Novidades que traduzem a produção e a difusão do conhecimento originado da pesquisa, do ensino e da extensão na Universidade de Caxias do Sul. Assim podem ser classificados os seis livros impressos e os três e-books que a EDUCS lançou recentemente. Saiba mais sobre essas novidades:

E-book: Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial: História e Memórias, de Rosana Peccini
Esta publicação nasce no ano em que a Força Expedicionária Brasileira comemora os seus 80 anos. Arelevante pesquisa foi feita por pessoas que emprestaram o seu olhar para elucidar a temática e contribuir, de maneira instigante e curiosa, para a preservação da história dando visibilidade a mais algumas memórias. Museu dos Ex-Combatentes da Força Expedicionária Brasileira na II Guerra Mundial: História e Memórias traz diferentes perspectivas sobre uma narrativa há muito revisitada, mas por vezes sombreada, apagada ou até mesmo esquecida. Com ela, é tempo de lembrar, honrar e homenagear.

 

 

E-book: Perguntas que os líderes não sabem (ou não querem) responder, de Antônio Celso Webber, Arnaldo Mazzolin Júnior e Karen Poletto
A obra tem como objetivo responder (polemizar sobre) as questões relacionadas à liderança, comunicação assertiva e mudança organizacional que se repetem ao longo dos últimos 35 anos, período vivenciado pelos autores no decorrer de sua vida profissional, tanto como instrutores como consultores. No total, sua atuação resulta em mais de 40 mil líderes capacitados. A questão maior é: por que essas questões se repetem ao longo dos anos e ainda suscitam as mesmas respostas?

 

 

E-book: História e historiografia da educação no Rio Grande do Sul, de Fernando Ripe e José Edimar de Souza
Entre o final do século passado e o início deste século, uma série de eventos fez com que historiadores repensassem a conjuntura em que estavam inseridos e os movimentos da História. Uma nova onda de investigadores, tanto no campo da História quanto no da Educação, começou a pesquisar e escrever sobre História da Educação, trazendo um novo conjunto de abordagens teórico-metodológicas ao campo. A relação da História com a Educação tornou-se um elemento fundamental na abertura de uma frente de estudos na qual a História da Educação avançou nas questões sobre desigualdade, poder, gênero, patrimônio, identidade, práticas, cultura, etc, dando sentido ao passado e ao presente, numa relação de mão dupla, reforçando o que já os fundadores dos Annales, Escola Francesa que renovou os estudos históricos, diziam: só é possível compreender o presente a partir do passado e vice-versa.

 

 

Guia prático de interpretação para o acompanhamento de consultas de medicina tradicional chinesa, de Sun Yuqi e Wang Yifan
Os conteúdos das conversas médico/paciente segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) dividem-se em nove segmentos, designadamente: a descrição do paciente dos sinais e dos sintomas que o levaram à consulta; o interrogatório conduzido pelo médico; a observação e a avaliação da língua; a avaliação do pulso; a avaliação de relatórios ou exames clínicos complementares existentes; a formulação do diagnóstico à luz da MTC e a explicação deste ao paciente; a formulação e a apresentação ao paciente do plano de tratamento, as recomendações a serem seguidas a par do plano de tratamento à luz da MTC; e, por fim, o esclarecimento de dúvidas que possam existir por parte do paciente.

 

Os Gallina: a saga das grandes famílias dos imigrantes Luigi, Sebastiano e Fiorino, de Luiz Antonio Gallina
O sobrenome Gallina é encontrado em vários países. Sua origem está na Itália, e hoje está espalhado em regiões do norte ao sul. Para o Brasil vieram algumas famílias de mesma origem e região, outras não. O objetivo desta pesquisa foi encontrar, no Brasil, o maior número possível de descendentes dos irmãos, Luigi, Sebastiano e Fiorino Gallina, filhos de Pasquale Gallina e Maria Teresa Furlan Gallina, naturais de Montebelluna, Treviso, Itália. Os três irmãos deixaram a pátria na miséria e sem perspectivas de futuro. Os Agentes da Imigração eram influenciadores, convencendo os míseros italianos a se tornarem proprietários de terras e fazerem fortuna. Junto com inúmeros outros compatriotas, os irmãos Gallina se aventuraram em busca de um futuro melhor, chegando ao Brasil no final de 1879 e início de 1880.

 

A indústria calçadista de Farroupilha: o pioneirismo de Paulo Broilo, de Cecil Jeanine Albert Zinani
A obra estrutura-se de forma clara e sequente: além de apresentar considerações iniciais e finais, a autora desenvolve três importantes capítulos, subdivididos em seções, nos quais se evidenciam a seriedade e a perspicácia com que a investigação foi processada. Nas considerações iniciais, a autora deixa claro a que vem a obra, projetando algumas luzes sobre os caminhos palmilhados por Paulo Broilo, um dos descendentes farroupilhenses mais ilustres, pondo em curso um contributo fundamental para a escrita da história de Farroupilha. A investigadora enfatiza o papel do município de Farroupilha no contexto da imigração italiana no Rio Grande do Sul, o modo como surgiu essa comunidade, as suas origens e a implementação de seu desenvolvimento. A indústria calçadista em Farroupilha é o título do segundo capítulo da obra, no qual a escritora traz à tona sua história, apontando o pioneirismo de Paulo Broilo, protagonista da narrativa.

 

Vozes do século XXI, de Vincenzo Fiore – tradução de Everaldo Cescon
Graças às perguntas formuladas e ao seu método premente, o autor busca respostas às principais interrogações do nosso tempo; respostas de grandes atualidade e de grande fôlego, capazes de atingir um público amplo. Os entrevistados respondem – sem jamais perder a autoridade ou o rigor – de um modo claro e acessível a todos, socializando os seus saberes, experiências e competências. Evidenciam-se, assim, os grandes temas da atualidade, os argumentos, as questões complexas e simples, os problemas, as soluções e as dúvidas que, contrariamente, seriam destinadas a ficar confinadas nos conventículos de estudiosos ou especialistas. A quem se dirige este livro? A quem, no nosso tempo e naquele que virá, estiver disposto a pôr-se em escuta, tanto mais se for um leitor exigente. Porque é um livro que requer leitores prudentes, que não tenham pressa e não se contentem, portanto, com respostas rápidas. Todos os que decidirem se aproximar desta leitura tirarão dela proveito. E extrairão também uma vantagem bem maior do que o tempo a ela dedicado.

 

Se Deus quiser, de Salvatore Giordano – tradução de Everaldo Cescon
Somos todos levados a pensar que o nosso tempo é o tempo da racionalidade e da secularização. Parece-nos irracional – ou fundamentalista, ou saudosista – quem defende posições anacrônicas ou em contraste com o espírito do progresso, da laicidade e da democracia. O livro analisa uma região obscura do nosso tempo e do nosso mundo globalizado que se diz ser o reino do desencantamento e da desilusão. Se Deus quiser mostra como a modernidade não produziu a secularização, mas o seu oposto: o fundamentalismo. Um fundamentalismo religioso acompanhado pelo inevitável artifício armamentista conservador. Trata-se de um texto fundamental e de grande atualidade na pesquisa sobre temas da psicologia do fundamentalismo religioso e da sociologia das religiões, mas que conquista pelo seu resultado mais ambicioso: embora dotado de rigor científico, é um livro simples e agradável, acessível a qualquer um e útil a todos.

 

O peixe subaéreo: viver entre o mar e a terra, de Salvatore Giordano – tradução de Everaldo Cescon
Este é um texto nascido por brincadeira, uma brincadeira feita por um pai para entreter seus filhos, uma menina bem pequena, desde os seus primeiros passos, e o outro com a austera “sabedoria” dos dez anos. Uma bodião-verde (Thalassoma pavo) sonha sair da água e mergulhar no ar para explorar o ilimitado mundo subaéreo e que estreita uma bela, mas, inicialmente, tímida, amizade com Alice, graciosa menina com máscara de mergulho e “nadadeiras” cor-de-rosa.