Constituição Federal na Redação do Enem: alunos de terceiro ano relacionam argumentos legais na escrita.
Durante a última semana de junho, os alunos das turmas de terceiro ano do CETEC UCS participaram do projeto “A Constituição Federal na Redação do Enem”, que buscou contextualizar alguns artigos, princípios e objetivos presentes na Constituição Federal de 1988, com o intuito de relacioná-los com a redação do Exame Nacional do Ensino Médio.
A iniciativa foi desenvolvida pelas professoras Cláudia de Queiroz Fochesato Tronca, de Língua Portuguesa, e Ramone Emer Grasselli, de Direito e Legislação. Para Cláudia, as propostas de redação do Enem abordam temas e valores nacionais, tais como sustentabilidade, cidadania, igualdade de direitos, diversidade e respeito aos direitos humanos. “Assim, o projeto estimula os estudantes do terceiro ano do CETEC a pensar em possibilidades de propor intervenções sustentadas pela Constituição, além de problematizar a redação tendo suporte nesse embasamento legal”, aponta a docente.
De forma paralela ao projeto, os alunos de segundo e terceiro anos do Ensino Médio também participam de aulas preparatórias para o Enem aos sábados, atividades especiais que contemplam diversas disciplinas e abordam conteúdos que estarão presentes na edição deste ano do Exame.