Cursos de Dança e Música da UCS representados na Reunião de Antropologia do Mercosul
Evento na Universidade Federal da Bahia convida à reflexão sobre desafios sociais e ambientais da atualidade
Os cursos de graduação em Dança, Música e a Escola de Música da Universidade de Caxias do Sul estão representados na XV Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), que começou em 4 de agosto e se estende até esta sexta-feira, dia 8, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador. Integraram a programação, que reúne mais de 5 mil participantes, principalmente de Brasil, Argentina, Uruguai e Chile, os docentes Sabrina Manzke, do curso de Dança, e Vitor Manzke, professor do curso de Música e coordenador da Escola de Música da UCS.

Com o tema “Retomar o futuro”, o evento convoca a antropologia sul-americana a refletir sobre os desafios urgentes das crises sociais e ambientais da atualidade. O programa inclui fóruns, mesas-redondas, minicursos, oficinas, exposição de filmes e fotografias, lançamentos de livros, além de atividades culturais e artísticas que valorizam o fazer artístico local e o turismo cultural. O grupo de trabalho Antropologia e Artes Performáticas: música, dança, teatro e performance em contextos etnográficos teve a contribuição da professora Sabrina, antropóloga, com a apresentação de parte da sua pesquisa de doutorado sobre a gestualidade e a dança ritual na umbanda sagrada, que está sendo realizada no Templo de Umbanda Caboclo Ibirí – Caxias do Sul.
As trocas acadêmicas na cidade de Salvador incluíram visitas à Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia, onde estão sediados o primeiro curso de graduação em Dança (instalado em 1956) e o único doutorado na área do país (desde 2019); e à Escola de Música da Instituição, que tem mais de sete décadas de existência, abordando história, projetos, estratégias e metodologias.