Dissertação do mestrado em Filosofia recebe menção honrosa em premiação da ANPOF.
Distinção da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia foi concedida a Wallace da Silva Carvalho, mestre em Filosofia pela UCS, no XVIII Encontro Nacional da entidade.
O egresso do mestrado em Filosofia do Programa de Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul Wallace da Silva Carvalho teve sua dissertação destacada com uma menção honrosa no XVIII Encontro Nacional da ANPOF – Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, realizado entre 22 e 26 de outubro, em Vitória – ES. O trabalho, intitulado “Caráter na Ética Nicomaqueia: significado, determinismo e responsabilidade moral”, defendido no semestre passado, foi orientado pela professora Jaqueline Stefani.
“Fiquei muito feliz com a conquista”, afirma Carvalho, lembrando que a premiação, de abrangência nacional, teve a participação de dissertações de Filosofia de todas as universidades federais e foi recebida pela UCS pela primeira vez. Carvalho, que atua profissionalmente como servidor público no Ministério Público Federal, graduou-se em Filosofia na UCS em 2015, ingressando diretamente no mestrado da Instituição. Em seu projeto de Mestrado, Wallace investigou, nas obras aristotélicas, o conceito de caráter; se o caráter formado muda ou não, e em que sentido; e os conceitos de determinismo, libertarianismo e livre-arbítrio – entre outros relacionados ao percurso investigativo, como de prazer e amizade. Sobre a relevância do trabalho de pesquisa, o autor destaca, para a comunidade acadêmica que estuda Aristóteles, o fato de lidar com a necessidade de análise e interpretação de vários conceitos aristotélicos importantes. E, para o público em geral, a busca por respostas a questões como, por exemplo, “temos direito de julgar moralmente um criminoso? Não seria ele inimputável, por agir simplesmente conforme seu caráter sobre o qual não teria o poder de alterar?”. Para ele, a “a relevância maior de qualquer problema científico/filosófico não reside sobre suas aplicações práticas, mas sobre a elucidação de questões chaves sobre a natureza humana e/ou do mundo, como fins em si mesmos. É o que tem potencial de nos tornar excelentes. É o que nos faz humanos, em sentido próprio”, define .
ANPOF
A Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, fundada em 1983, realiza encontros nacionais de Filosofia a cada dois anos, com a presença de expressivos pesquisadores da área no Brasil e também do exterior, a apresentação de conferências, mesas-redondas e comunicações. O Premio ANPOF é atribuído às melhores dissertações do biênio.