Divulgada Carta Mensal do Mercado de Trabalho do mês de maio

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 04/07/2025 | Editado em 04/07/2025

Análise é realizada pelo Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul, a partir de dados do Caged 

O Observatório do Trabalho da Universidade de Caxias do Sul divulgou nesta semana a Carta Mensal do Mercado de Trabalho referente ao mês de maio. A análise apresenta um panorama sobre o desempenho de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e Brasil. As informações são oriundas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério da Economia. Confira o resumo dos dados:

Caxias do Sul

No mês de maio foram registradas aproximadamente 7,5 mil admissões e 7,7 mil demissões em Caxias, resultando em um saldo negativo de 202 empregos formais, com uma diminuição de 0,12% em relação ao mês anterior. Dessa forma, a cidade contou com um estoque de 173 mil empregos. O setor de Comércio foi o que obteve o maior saldo de empregos, e o da Indústria o que obteve o menor.

Rio Grande do Sul

Em maio, o Rio Grande do Sul registrou 132.690 mil admissões e 132.805 mil desligamentos, resultando em um saldo negativo de 115 mil postos, representando uma estagnação de 0% sobre o estoque de empregos formais em relação a abril. Dessa forma, o estoque do Estado foi de 2,9 milhões de empregos com carteira assinada. O setor que obteve o maior saldo de vagas foi o de Serviços, e o com o menor saldo, o da Agropecuária.

Brasil

O Brasil registrou 2,25 milhões de admissões e 2,1 milhões de desligamentos em maio, resultando em um aumento de 148 mil vagas, representando um acréscimo de 0,31% dos postos de trabalho em comparação ao mês anterior. Dessa forma, o estoque do país foi de 48,25 milhões de empregos com carteira assinada. O setor que mais abriu vagas foi o de Serviços. Já o setor com o menor indicador foi o da Construção. No acumulado do ano foram criados pouco mais de 1 milhão de empregos no país, motivados majoritariamente pelos Serviços, que foi responsável por aproximadamente 562 mil novas vagas no período.