Domingo ensolarado e de inspiração aos vestibulandos
Vestibular de Medicina transcorreu de forma tranquila no Campus-Sede da Universidade de Caxias do Sul
Centenas de estudantes de Caxias do Sul, Serra e região Metropolitana prestaram vestibular para Medicina na tarde deste domingo, dia 19 de novembro, na Universidade de Caxias do Sul. Mesmo com os transtornos causados pelo forte temporal que atingiu a Serra entre sexta-feira e sábado, provocando bloqueios em várias rodovias, o vestibular ocorreu de forma tranquila e sem atrasos. Muito dessa normalidade se deu graças a um trabalho preventivo realizado sábado pela Pró-Reitoria de Graduação e pela Comissão Permanente de Seleção (COPS) da UCS, que durante o dia entraram em contato a coordenação de cursinhos preparatórios e pais de alunos de cidades como Porto Alegre, Tupanciretã e Veranópolis para avaliar suas condições de deslocamento. A unanimidade foi para que se mantivesse a realização das provas.
E partiu de Veranópolis, inclusive, um dos primeiros grupos a chegar à UCS na aguardada manhã ensolarada de domingo. Uma família precavida em relação ao planejamento para, diante dos eventos climáticos dos dias anteriores, garantir a chegada tranquila do filho Felipe Kaczalla e do colega Luiz Tadiotto ao Campus-Sede da UCS. A mãe Fernanda e o pai Fábio, que acompanhavam os jovens junto com a irmã e a avó de Felipe, Júlia e Gorete, se organizaram desde o dia anterior buscando os melhores percursos para evitar possíveis barreiras na estrada – optaram por percorrer uma via alternativa e chegaram em segurança para apoiar o momento tão significativo do vestibular. “Não medimos esforços, é o sonho dele, que se dedica para conquistá-lo. Uma universidade como a UCS, que tenho como minha casa, referência e diferencial em estrutura, vai ao encontro do que todos buscamos para a formação dele em Medicina”, conta Fernanda, egressa do curso de Psicologia da Instituição.
Junto com outras candidatas, a família visitou o Bloco H, reestruturado neste ano como referência em inovação no processo de ensino e pesquisa através de tecnologias avançadas. O espaço, que conta com um Laboratório de Simulação da Vida e cenários para o ensino de situações clínicas a partir de tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual e impressoras 3D de modelos anatômicos, foi apresentado pela pró-reitora de Graduação Terciane Ângela Luchese e pelo vice-reitor Asdrubal Falavigna, que destacou a importância de famílias e candidatos conferirem tudo o que a UCS dispõe para prover um ensino de excelência. “Como uma universidade comunitária, seus investimentos são voltados a ensino, pesquisa e inovação, com muitos projetos para a comunidade. Sua missão é justamente o desenvolvimento da região através do conhecimento”, pontua. “E qualificação da Área do Conhecimento de Ciências da Vida, com tecnologias voltadas ao ensino e simulações cada vez mais próximas ao dia a dia da atividade médica, consiste em investimento fundamental para a formação de qualidade”, define.
“Tivemos momentos de apreensão ao decidir se manteríamos ou não o vestibular deste domingo em função dos estragos do temporal. Mas percebemos que era um compromisso inadiável para a grande maioria dos vestibulandos, e mantivemos o concurso, também em respeito a muitos estudantes que já estavam instalados na cidade. Tomamos todas as medidas necessárias para proporcionar um ambiente de tranquilidade para que os alunos pudessem dar o melhor de si nas provas”, destaca a professora Terciane.
O espaço de acolhimento aos vestibulandos preparado pela Universidade junto ao Centro de Convivência do Campus-Sede foi um exemplo desse cuidado. Distribuição de café e pipoca, descontração e boa música brasileira ao vivo na voz das alunas do curso de Música da UCS Letícia Kerschener e Kimberly Lacerda. Foi nesse ambiente que a vestibulanda Nathália Francine Rodrigues da Silva, 18 anos, circulava com os pais, Marcelo e Eliana, e a irmã caçula, Rafaella. Moradores de Farroupilha, chegaram cedo à UCS para se acostumarem com o “clima” de um vestibular, já que era a primeira vez de Nathália diante de um desafio assim. “Até que estou calma, ainda mais na companhia deles”, comentou a jovem, que sonha cursar Medicina “por ser um tema que envolve muitos assuntos, por ser muito abrangente”.
A coordenadora da COPS, Luciane Todeschini Ferreira, considerou bastante tranquilo o dia do Vestibular, desde a recepção aos alunos ao término da prova, cuja duração foi de cinco horas – das 13h30min às 18h30min. Os vestibulandos chegaram dentro do prazo previamente definido, e não houve aglomerações. O processo transcorreu de forma tranquila, muito também devido à estrutura física e de pessoal disponibilizada pela Instituição”, ressalta Luciane. Muitos pais e acompanhantes dos vestibulandos aproveitaram o domingo ensolarado e a estrutura da UCS para uma verdadeira tarde de lazer e descanso.
Resultado até o dia 22
A prova do Vestibular de Medicina da UCS deste domingo foi composta de dez questões de Língua Portuguesa, dez de Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), dez de Conhecimentos Gerais, dez de Biologia e dez de Química, além da redação, cujos temas foram: Em sua opinião, por que muitos indivíduos ignoram a presença de pessoas morando nas ruas, naturalizando a invisibilidade social?; Em sua opinião, é possível ao homem atingir a paz entre os povos? Por quê?; e Em sua opinião, a remuneração salarial é condição suficiente para o envolvimento no trabalho?.
São oferecidas 50 vagas para esse concurso e a relação dos aprovados, em ordem alfabética e com a respectiva classificação, estará disponível no site da UCS até o dia 22 de novembro. Até essa data, os aprovados receberão um SMS com informações sobre dias, salas e horários para a realização da matrícula. Confira todas as informações sobre o concurso no edital.
Gabarito
O gabarito oficial e os cadernos de prova já estão disponibilizados neste link.
Saiba mais sobre resultados e matrículas neste link
Fotos: Bruno Zulian