Doutorandos da UCS relatam expectativas para intercâmbio científico internacional
Estudantes vão cursar parte dos estudos no exterior por meio do Programa de Doutorado-Sanduíche
A ampliação da experiência do estudante em instituições de outros países, por meio do intercâmbio cultural e científico, é uma possibilidade permanente de internacionalização acadêmica impulsionada na Universidade de Caxias do Sul. O Programa de Doutorado-Sanduíche no Exterior (PDSE), realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação, oportuniza esta política em cursos de doutorado.
O edital deste ano contemplou cinco doutorandos dos programas de Pós-Graduação da Instituição, que partem para estudos entre quatro e seis meses em diferentes países e retornam ao Brasil para a defesa da tese. Em preparação para a viagem, os estudantes relataram suas expectativas para o período de desenvolvimento no exterior e comentaram sobre suas pesquisas.
Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia
Thais Barbosa Alberti – Southern Illinois University (Illinois, Estados Unidos), de setembro de 2024 a março de 2025
Projeto: Determinação do efeito bioestimulante do extrato aquoso da alga Kappaphycus alvarezii no desenvolvimento de Cannabis sativa e produção de canabinoides
“Neste momento, o PDSE, como parceria internacional, tem sido a melhor forma de viabilizar a pesquisa com a cultura cannabis por instituições e pesquisadores brasileiros. Esta é uma forma de garantir a participação brasileira na pesquisa científica e no mercado mundial da planta. Além da minha formação e viabilização da temática, espero obter patente em parceria com o setor produtivo brasileiro de um possível produto associado à tese. O laboratório Cannabis Biology and Cultivation Systems está equipado com tecnologia de ponta para investigar a fisiologia e bioquímica de plantas em ambientes controlados e com padronização compatível com o plano de pesquisa do projeto”.
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde
Ariane Schiavenin – University of Strathclyde Science (Reino Unido), de novembro de 2024 a fevereiro de 2025
Projeto: Diagnóstico de hiperglicemia gestacional por ressonância magnética nuclear (RMN) de 1H: desenvolvimento e validação do método analítico
“No período do meu doutorado sanduíche vou estar alocada no Strathclyde Institute of Pharmacy & Biomedical Sciences, onde pretendo realizar análises metabolômicas em equipamentos analíticos de última geração, que certamente contribuirão para a qualidade da minha tese de doutorado. A escolha por esta universidade se deve ao seu reconhecimento em ensino e pesquisa. A Strathclyde é a única universidade duas vezes vencedora do prêmio Times Higher Education University of the Year. Também objetivo contribuir para a internacionalização da UCS e para potencializar parcerias e intercâmbios para esta instituição”.
Programa de Pós-Graduação em Direito
Monique Ramona Alves Carasai – Universitá Degli Studi Di Padova (Pádua, Itália), de setembro a novembro de 2024
Projeto: A regulação e implementação das aquisições públicas sustentáveis no âmbito da União Europeia à luz do controle exercido pelo Tribunal de Contas e pela atividade jurisdicional do Tribunal de Justiça da União Europeia
“A concessão desta bolsa de estudos representa um marco significativo em minha trajetória acadêmica e profissional. A escolha da Universidade de Pádua (UNIPD) se dá pela proximidade com a UCS. Em 2023, realizei uma disciplina do meu doutorado desenvolvida em conjunto entre as instituições. Além disso, a Itália tem importante atuação na implementação das licitações públicas sustentáveis, tema central da minha tese, que envolve o estudo dos certames licitatórios no âmbito da União Europeia. A expectativa é que a imersão no ambiente acadêmico italiano, com sua rica história e excelência em pesquisa, permita um aprofundamento significativo dos meus estudos”.
Programa de Pós-Graduação em Educação
José Antunes de Souza Pomiecinski – Universidade do Algarve (Faro, Portugal), de setembro de 2024 a março de 2025
Projeto: Nas trilhas da resiliência docente
“A intenção desta pesquisa é ampliar conceitualmente as práticas e os programas de formação continuada e permanente para os professores com foco na resiliência pedagógica. Ela se viabiliza por meio de estratégias que apresentem possibilidade de superação de desafios, situações adversas em sala de aula, síndrome de burnout, bem como a dinâmica emocional no ambiente de ensino. Na Universidade do Algarve participarei do grupo de estudo Resuperes, que trabalha a questão da resiliência no Ensino Superior. A expectativa é gigante, ampliar horizontes de pesquisa e conhecimento. Participar de um projeto dessa importância evoca um processo de alcance proporcionado pela UCS e pela Universidade de Algarve”.
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Lucas Dagostini Gardelin – Indiana University (Bloomington, Estados Unidos), de novembro de 2024 a abril de 2025
Projeto: O drama da liberdade: direito e política em Hannah Arendt e Judith Shklar
“A possibilidade de cursar um período de doutorado no exterior representa um momento especial e marcante em minha trajetória acadêmica. A condução das minhas pesquisas na Indiana University Bloomington será uma honra e um aprofundamento acadêmico incomparável. Nutro grandes expectativas para o período, pois o Departamento de Ciência Política daquela instituição é um dos mais antigos do país e amplamente reconhecido pela sua excelência, além de um centro vibrante de estudos e vivência intelectual. Espero bem representar a UCS e, assim, contribuir para o fortalecimento da pesquisa brasileira”.
Fotos: Bruno Zulian