Em agenda em Caxias, vice-governador valoriza contribuição da UCS para a reconstrução do RS
No Campus-Sede da Universidade, Gabriel Souza participou de reunião do Conselho do Plano Rio Grande para ouvir demandas regionais
Em passagem por Caxias do Sul para reunião do Conselho do Plano Rio Grande, de acolhida e alinhamento de demandas, prioridades e estratégias relacionadas à reconstrução do Rio Grande do Sul após sua maior tragédia climática, o vice-governador Gabriel Souza foi recebido no gabinete da Reitoria da Universidade de Caxias do Sul pelo reitor Gelson Leonardo Rech.
No encontro, o reitor pôde ilustrar a missão comunitária institucional da UCS rememorando a atuação diante das enchentes que afetaram o Estado. “Realizamos mais de 70 ações, assistenciais e científicas, com foco em enfrentar e gerir os riscos associados à tragédia climática”, destacou. Entre essas iniciativas está o projeto ReNova Cidades, apresentado por um dos representantes da UCS no Comitê Científico estadual, o professor Juliano Rodrigues Gimenez, diretor do Instituto de Saneamento Ambiental (ISAM) da Universidade. “Congregamos expertises institucionais em torno da visão de que podemos desenvolver planos com olhar para a resiliência”, explicou. Essa atuação, que enfatiza a importância de planejamento e governança eficazes, já resultou em acordos com diferentes municípios para o mapeamento de indicadores de resiliência.
Na ocasião, o vice-governador agradeceu à Universidade pelo apoio humanitário nos dias mais difíceis da tragédia e, posteriormente, pela participação com quadros acadêmicos no Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática do Plano Rio Grande. “Na questão da reconstrução do RS, a UCS tem sido muito protagonista”, valorizou. O Comitê “reúne alguns dos maiores especialistas do país em hidrologia, geologia, biologia, entre outras áreas do conhecimento que são importantes para balizar os projetos da reconstrução e para a preparação para eventuais novos desastres”, contextualizou. Souza ainda celebrou outras parcerias da UCS com o governo do Estado em diversas dimensões, a exemplo do programa Professor do Amanhã, que concede bolsas de estudo com foco na formação de professores para atuar na rede pública estadual.
Fotos: Bruno Zulian