Em Brasília, comitiva da UCS debate projetos relacionados ao grafeno 

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/02/2021 | Editado em 02/03/2021

Com presença do reitor Evaldo Antonio Kuiava, grupo foi recebido no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e também no Ministério da Educação.

Reitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, diretor Zextec Nano, Hugo Souza, empresa parceira do UCS GRAPHENE e professor Diego Piazza, coordenador do UCS GRAPHENE. Crédito: Neila Rocha (ASCOM/SEAPC/MCTI)

Comitiva da Universidade de Caxias do Sul esteve em Brasília na última quarta e quinta-feira, dias 17 e 18 de fevereiro, em agendas no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI e no Ministério da Educação. O grupo, formado pelo reitor Evaldo Antonio Kuiava, pelo coordenador do UCS GRAPHENE, professor Diego Piazza, e pelo diretor da Zextec Nano, Hugo Souza, empresa parceira da planta de produção de grafeno em sua aproximação com as indústrias para a geração de soluções em inovação, teve a oportunidade de posicionar o trabalho realizado em Caxias do Sul.

Grafeno e parcerias

No MCTI, a pauta foi o grafeno e a atuação da instituição de ensino, que opera a primeira e maior planta de produção de grafeno em escala industrial da América Latina instalada por uma universidade. Foram apresentados exemplos de produtos desenvolvidos com a tecnologia, que tem potencial de uso nos setores automotivo, eletroeletrônico, médico e de construção civil, por exemplo.

O ministro Marcos Pontes destacou que o grafeno e outros materiais avançados fazem parte das prioridades do MCTI e que o Brasil possui capacidade técnica de desenvolver essas tecnologias localmente. Pontes também ressaltou os resultados da parceria entre universidades, governo e empresas, conhecida como tríplice hélice. “A conexão do setor público com o setor privado e a academia existe na prática e justamente em uma área tão importante, que são os materiais avançados, mais especificamente o grafeno. Aqui nós vemos a aplicação direta. É um orgulho trabalhar em parceria com universidades e empresas para o desenvolvimento econômico e social do Brasil”, pontuou.

O reitor da UCS também frisou a importância de parcerias para fazer avançar a inovação. “A universidade está cumprindo seu papel junto com as empresas, produzindo conhecimento e também aplicações. O UCSGraphene é um exemplo de como é possível interagir entre universidades, empresas e com apoio dos poderes públicos em todas as suas instâncias”, afirmou.

Educação
Reunião com Ministro da Educação. Foto: Catarina de Oliveira Chaves

Também presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias, o Comung, maior sistema de educação superior do Rio Grande do Sul, o reitor Evaldo Kuiava representou a entidade nas agendas. No Ministério da Educação, em reunião com o ministro Milton Ribeiro, abordou a disposição de o Comung participar da melhoria dos processos do MEC e a necessidade de apoio para transformar as pesquisas em produtos e inovações para a sociedade. No Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, a pauta foi inovação e a parceria das universidades com o poder público e setor privado. Kuiava também convidou os ministros para proferirem palestras nos eventos do Comung, com ótima receptividade pelos representantes do governo.

* Com informações do site do MCTI e do Comung.