Evento da Associação Brasileira de Educação Internacional mostra tendências do segmento
Conferência da FAUBAI, em São Paulo, explora os potenciais da internacionalização na Educação Superior compartilhando experiências e oportunidades
Em São Paulo durante a conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, e a coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais da Instituição, Fabiola Sartori, participam do maior e mais antigo evento da América Latina dedicado à internacionalização da Educação Superior. A programação que reúne instituições de diversas partes do mundo se estende até quarta-feira, 24 de abril, no Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista. No encontro, sob o tema “Inviting for a New Journey”, são abordados os potenciais da internacionalização educacional, políticas institucionais, oportunidades de parceria e cooperação em ensino e pesquisa, com o compartilhamento de ferramentas e caminhos a partir de experiências de instituições de diferentes países.
Criada em 1988, a FAUBAI reúne gestores e responsáveis por assuntos internacionais de mais de 200 instituições de Ensino Superior brasileiras, promovendo integração, capacitação e divulgação de suas potencialidades e diversidade no país e no Exterior. Filiada ao grupo desde o início das atividades, a Universidade de Caxias do Sul já ocupou sua presidência entre 2004 e 2008 e exerceu forte participação em apoio ao crescimento e reconhecimento da associação junto ao Governo Federal.
A UCS registra mais de duas décadas de atuação no âmbito da mobilidade internacional e inúmeros cases de sucesso decorrentes dos relacionamentos interinstitucionais. Seu Plano Institucional de Internacionalização, implementado em 2018, induz o desenvolvimento baseado no conhecimento fortalecido a partir de referenciais globais e das diversidades culturais. “Participar da FAUBAI reforça a importância de cumprirmos nossa estratégia institucional de internacionalização. Percebe-se no encontro um movimento mundial na Educação Superior de ampliação das relações institucionais e acadêmicas como elemento de excelência para a formação dos estudantes e o avanço científico”, analisa o reitor da UCS. “A conferência promove o encontro das diversas culturas e uma reflexão qualificada sobre internacionalização das universidades. A participação impulsiona a conexão dos projetos da UCS com o mundo”, acrescenta Fabiola.
Fotos: Divulgação