Research Talks abordará capacidades do marketing no desempenho organizacional
Encontro de pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul também terá momentos para debater o pensamento crítico e a interdisciplinaridade a partir de projetos do PPG em Ensino de Ciências e Matemática, e a formação didática para a paisagem sonora por meio de estudo do PPG em História
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Caxias do Sul promove, dentro do Fórum de Pesquisadores da Instituição, mais uma edição da conferência Research Talks. No dia 18 de agosto, a partir das 9h, professores que integram atividades de pesquisa na Universidade vão compartilhar informações sobre os estudos desenvolvidos.
O encontro aberto à comunidade ocorre presencialmente, no Salão de Atos do Bloco A, com possibilidade de participação virtual pelo Google Meet.
Voltada para pesquisadores, mestrandos, doutorandos, gestores de inovação, empreendedores e interessados nos temas, a atividade ocorre mensalmente. Para obter certificado de participação, é necessário efetuar inscrição. Saiba mais.
Confira a programação de temas abordados nesta edição:
– 9h – Pensamento Crítico e Interdisciplinaridade
O professor Guilherme Brambatti Guzzo, coordenador do Museu da UCS, apresenta as pesquisas e produtos educacionais gerados no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UCS. Será momento de discutir sobre o pensamento crítico e a interdisciplinaridade enquanto elementos que permeiam as pesquisas realizadas no Programa, voltadas aos processos de ensinar e de aprender, cujos resultados são compartilhados com a comunidade escolar por meio dos produtos educacionais.
– 9h20min – Distintas Capacidades de Marketing e seus Efeitos no Desempenho Organizacional
O professor do Programa de Pós-Graduação em Administração Deonir De Toni aborda contribuições de várias pesquisas que buscam responder porque algumas empresas têm um desempenho superior. Uma proposição importante é que as capacidades de marketing (CM), como um conjunto de conhecimentos e habilidades que combinam recursos para o alcance dos objetivos, são as grandes impulsionadoras do desempenho das organizações. Identifica-se que três níveis de CM são imprescindíveis para a sustentação de uma vantagem competitiva: primeiro, o nível especializado composto por preço, distribuição, produto, comunicação e vendas; segundo, o nível interfuncional que congrega a gestão de marcas, de relacionamentos e de desenvolvimento de novos produtos; e, o terceiro, que congrega as capacidades de nível superior, tais como de aprendizagem, de planejamento e de implementação de estratégias de marketing e de adaptação ao mercado.
– 9h40min – Formação Didática para a Paisagem Sonora
Docente do Programa de Pós-Graduação em História da UCS, Eliana Rela compartilha informações sobre etapa presencial do projeto de pesquisa AmAs – Ambienti in Ascolto que envolveu, no mês de julho, na Scuola Universitaria Professionale della Svizzera Italiana (SUPSI), na Suíça, a formação didática para a paisagem sonora, totalmente subsidiada com recursos do projeto. O objetivo foi a efetivação de estudos teóricos e atividades de campo para experienciar itinerários didáticos explorando a temática do som, com a atenção sobre a dimensão sonora de escuta em relação ao lugar. As atividades incluíram reuniões com gestão do Departamento de Formação e Aprendizagem, estudos teóricos na universidade e saídas de campo, e oportunizaram a vivência acadêmica internacional para os egressos do PPGHIS, colaborando para novos projetos de formação; o desenvolvimento de autonomia para mobilidade internacional, por consistir na primeira incursão internacional; e ampliação do repertório cultural individual. Para as pesquisadoras envolvidas, ainda aproximou-se o contato com pesquisadores de outras áreas e a possibilidade de ampliação de convênios.