Em reconhecimento aos 56 anos, UCS ganha espaço na tribuna legislativa caxiense
Sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul do dia 16 de fevereiro teve participação do reitor Gelson Leonardo Rech, que reforçou o caráter comunitário da universidade que atua no ensino, na pesquisa, na extensão e na inovação com a visão de ser a melhor comunitária do RS
“Uma instituição não consiste em seus prédios, em laboratórios, mas em suas pessoas”, afirmou o reitor da Universidade de Caxias do Sul, Gelson Leonardo Rech, agradecendo a professores, funcionários e todas as famílias que depositaram sua confiança na Instituição, construindo sua história de 56 anos. O depoimento abriu a sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul de quinta-feira, 16 de fevereiro.
O espaço, concedido a partir de ofício de autoria coletiva pelo aniversário de fundação da UCS, comemorado em 10 de fevereiro, foi precedido por cumprimentos dos vereadores pela trajetória, estrutura e relevância da Instituição.
Aos parlamentares, o reitor reafirmou a natureza das universidades comunitárias como a UCS. “Não têm dono, não recebem recursos públicos – exceto para projetos específicos – e não distribuem resultados”, contextualizou. “Cem por cento de seus recursos são aplicados na missão de desenvolver a região onde estão instaladas”, com foco na perpetuação de suas atividades.
Saudando os fundadores – Virvi Ramos, Hermes João Webber e Benedito Zorzi -, líderes comunitários à época da instituição da Universidade, apresentou elementos da estrutura atual, que alcança 70 municípios da região, pontuando a visão de ser a melhor universidade comunitária do Rio Grande do Sul. Entre os valores, destaque para o senso comunitário.
Na trajetória fundamentada em ensino, pesquisa, extensão e inovação, enumerou empreendimentos de prestação de serviços. Entre eles, o Centro Clínico, que atende via Sistema Único de Saúde; alguns mais recentes, como o Centro de Coleta de Células-Tronco (único do RS) e o Instituto Hospitalar Veterinário (modelo em Saúde Animal). Ele também citou outros projetos em desenvolvimento, como a ampliação do parque tecnológico TecnoUCS, além da revitalização do Zoológico da UCS e da implantação do Centro Interprofissional para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (este que nasce para ser um dos maiores do Brasil, e conta com o envolvimento da Câmara de Vereadores), ambos em processo de captação de apoios e recursos para concretização. “Essas ações, para além do ensino de qualidade, demonstram o caráter comunitário da Universidade, de portas abertas à comunidade caxiense e regional”, finalizou o reitor, também agradecendo à casa legislativa pelo reconhecimento.