Encontro da Reitoria com os Funcionários renova compromisso com uma formação técnica e ética
Gestores e colaboradores dedicaram olhares para os movimentos institucionais e tiveram resultados valorizados
Alinhamento e renovação do compromisso institucional da equipe que forma a Universidade de Caxias do Sul com a missão de promover a formação integral das pessoas, por meio da produção de conhecimento, para o desenvolvimento sustentável, foi o mote do Encontro da Reitoria com os Funcionários, nesta terça-feira, 2 de setembro, no UCS Teatro.
Gestores, funcionários e colaboradores terceirizados, unidos em duas turmas, tiveram momentos para lançar olhares aos movimentos da Universidade e aos resultados que decorrem da dedicação de todos. Entrega, a palavra-chave deste ano, foi traduzida no seu nobre sentido de reverberação social, através do impacto do trabalho de cada um enquanto cuidador dos sonhos aqui depositados pelos estudantes. Seu ensino, através de uma linha pedagógica humanista, agrega técnica e ética para uma qualificação profissional cidadã. “Participar do projeto de vida de alguém é um dos fatores que nos leva a amar a Instituição”, resumiu o reitor Gelson Leonardo Rech. “Vocês fazem a UCS, suas notas e seu reconhecimento”, valorizou.
Entre as conquistas mais recentes no movimento de aperfeiçoamento contínuo com foco na excelência estão as notas relevantes alcançadas na avaliação de mais de 15 cursos de graduação pelo Ministério da Educação – na última semana, a graduação em Medicina conquistou a pontuação máxima. No caminho que já se escreve a partir deste segundo semestre está a avaliação de mais cursos e o processo de recredenciamento institucional, que demanda o tradicional zelo de todas equipes.
As atividades incluíram a participação dos pró-reitores de Graduação, Terciane Ângela Luchese, de Pesquisa e Pós-Graduação, Everaldo Cescon, de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Neide Pessin, e do sub-reitor da UCS no Campus da Região dos Vinhedos, Fabiano Larentis, que valorizaram colaboradores, percursos e destacaram elementos que fortalecem cada área de atuação considerando a dedicação a alunos, pesquisa científica, projetos inovadores e a relação regional estabelecida a partir de todos os campi e unidades.
Diante de pessoas que são peças fundamentais a uma Instituição viva, em constante transformação, o presidente da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Dom José Gislon, agradeceu pelo empenho e pelo encontro. “É bonito quando conseguimos olhar a realidade dos nossos colaboradores não só a partir de números, mas como pessoas com seus sentimentos, realidades, famílias, desafios, sonhos e esperanças. A Universidade precisa ser um ambiente humano para formar profissionais competentes para o âmbito científico e inovador”, afirmou, celebrando a humanidade das interações.
Também reconhecendo o comprometimento do corpo funcional, o presidente da Associação dos Funcionários da Fundação Universidade de Caxias do Sul (AFFUCS), Fábio Amândio Freitas dos Santos, destacou a importância da acolhida, do pertencimento, do bem-estar e da saúde mental dos colaboradores.
Fotos: Bruno Zulian