Encontro debate incentivos à formação de professores e a realidade da Educação Básica
Promovido pelos programas PARFOR e Pibid, evento ofereceu conferências, palestras e rodas de conversar para docentes, estudantes e profissionais da educação
“Quando decidimos compartilhar os nossos saberes com outras pessoas nós nos transformamos, porque ao fazer essa partilha dividimos algo que se multiplica, e este é o ato revolucionário do aprender”. Assim, a pró-reitora de Graduação da Universidade de Caxias do Sul, professora Terciane Ângela Luchese, conduziu o seu pronunciamento na abertura do 1º Encontro de Licenciaturas do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). No último sábado, 25 de novembro, professores, licenciandos, estudantes, pesquisadores e profissionais da educação debateram através de oficinas, palestras e rodas de conversa as perspectivas da docência na contemporaneidade e as práticas de incentivo à formação de docentes, especialmente para a Educação Básica.
Coordenadora do Pibid-UCS, a professora Rochele Rita Andreazza Maciel celebrou a realização do Encontro enfatizando o ano próspero da UCS no que diz respeito às atividades de formação de professores. Reiterou que a Universidade expressa sua responsabilidade social, capacidade científica e comprometimento com o progresso do ser humano. Esta percepção é compartilhada pela representante da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e coordenadora-geral de Formação Docente e Valorização das Licenciaturas, Lorena Lins Damasceno. “Para a CAPES e suas políticas, universidades como a UCS são fundamentais e protagonistas na região sul em relação à adesão aos novos professores e à formação de qualidade dos docentes”.
A redução na procura pelos cursos de licenciatura é uma problemática latente no país e que reflete nas salas de aula. Segundo a coordenadora regional de Educação da 4ª CRE, Viviani Vanessa Devalle, “precisamos cada vez mais fomentar o trabalho docente e buscar alternativas para atrair estudantes a esses cursos”. Alguns caminhos foram apresentados pela professora Nilda Stecanela, que conduziu a palestra de abertura do Encontro com o tema Docência e o Continuum na Construção de Saberes e Afazeres na Educação Contemporânea.
Com 42 anos de atuação no sistema de ensino, Nilda foi pró-reitora Acadêmica da UCS, onde ainda exerce a docência, e tem intrínseca ligação com a Educação Básica e Pública. A professora destacou a importância de formar professores-pesquisadores, que incentivam a pesquisa e a leitura em sala de aula, revisitam conteúdos e variam os modos de construir planos de ensino. “Estudantes, explorem ao máximo as disciplinas e tenham responsabilidade pedagógica e política, para que os seus percursos sejam fundamentados e tenham clareza teórica a fim de encontrarem seus propósitos”, aconselhou.
Nilda salienta que pensar a educação contemporânea implica em olhar para a experiência formativa e considerar as experiências, expectativas, desejos e pressões do cotidiano vivido pelos estudantes das licenciaturas. “Assumamos a educação como um ato político, lutemos pelo reconhecimento ao direito à educação. Que possamos refletir a urgência de construir outras formas de avaliação diferentes das provas. É preciso coragem para que a educação seja verdadeiramente prioridade nacional”, finalizou.
Resumindo as vivências ao longo de todo o Encontro, a professora Terciane Ângela Luchese enalteceu que as diversas atividades colocaram em diálogo estudantes de programas como Pibid e PARFOR com outros acadêmicos. Destacou que ações como essa renovam o compromisso da UCS, enquanto universidade comunitária, de comprometer-se com a formação de docentes e a qualidade da Educação Básica com a popularização da ciência produzida no âmbito universitário.
Realizado pelos programas Pibid-UCS e Parfor, sob a chancela da Pró-Reitoria de Graduação, o 1º Encontro de Licenciaturas teve a coordenação das professoras Adriana Des Essarts Trinidad, Elizete Carmen Ferrari Balbinot, Flávia Fernanda Costa e Rochele Rita Andreazza Maciel.
Fotos: Bruno Zulian