Encontro dos Professores com a Reitoria: agradecimento e conexão para começar o semestre

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/02/2023 | Editado em 24/02/2023

Evento de relacionamento – palavra-chave para 2023 -, acolhida e alinhamento para o período letivo oportunizou compartilhamento de projetos e perspectivas

Marcando a abertura do semestre letivo – que se inicia no dia 1º de março, o tradicional Encontro dos Professores com a Reitoria foi realizado na quarta-feira, 22 de fevereiro, no UCS Teatro. O agradecimento deu o tom ao evento de acolhida e alinhamento com os docentes pelo empenho em fazer da Universidade de Caxias do Sul templo da cultura e do saber.

O comprometimento com o objetivo institucional de promover uma educação de excelência para o desenvolvimento da sociedade orientou muitas conquistas: em 56 anos, a UCS formou mais de 123 mil alunos em graduação e pós-graduação, criou nove unidades na região Nordeste do RS e instalou mais de 800 laboratórios. A presença em rankings nacionais e internacionais de avaliação do Ensino Superior ratifica um caminho de difusão do saber e diálogo com a comunidade. O reitor da UCS, professor Gelson Leonardo Rech, destacou com gratidão elementos dessa história feita a muitas mãos, lembrando desde os fundadores, dos jovens que ingressam a cada semestre, até dos professores de carreira na Instituição que se despedem.

O encontro oportunizou retomar elementos estruturantes do planejamento estratégico, a missão e os valores da UCS – com destaque para o senso comunitário -, números e marcos importantes, como os 30 anos de regionalização da UCS, a serem celebrados em 2023, além de projetos em andamento e perspectivas no horizonte da academia.

O reitor convidou, ainda, a uma reflexão sobre crenças. “O que nos inspira, como professores? Termos um propósito é importantíssimo, e saber onde chegar também. Quando conectamos o nosso trabalho ao propósito, ou o propósito ao trabalho, somos mais felizes. O propósito, se bem analisado, discernido e escolhido, e afetuosamente carregado conosco, nos torna pessoas mais felizes, sóbrias e com mais conexão com os outros. E na nossa função, nossa profissão – quase nosso sacerdócio de ensinar, isso é muito importante”, afirmou o professor Gelson Leonardo Rech, enumerando outros elementos de relevância. Leia-se: o equilíbrio, a justa medida em ser a UCS comunitária mantendo a competitividade; e o relacionamento, que considerou palavra de ordem para 2023, a ser cultivado entre colegas, entidades, empresas e, de forma especial, com os estudantes. “Há um fenômeno maravilhoso que ocorre quando temos pessoas que sabem ensinar de um lado e um grupo sedento por conhecimento do outro. Este encontro é formativo, indelével, único e estruturante. Ali vai acontecendo o forjamento do humano, o forjamento do profissional, e a UCS é o locus deste evento”, celebrou.

A presidente da Associação dos Docentes da UCS, Marlova Jaqueline Macedo Mendes, saudou os colegas. “Iniciamos o semestre com velhos e novos desafios, relacionados à necessidade de uma preparação cada vez maior para atender aos novos perfis dos estudantes e às exigências sociais, tidas em sala de aula. Desafios também relacionados à curricularização da extensão e à sustentabilidade da Instituição”. Frente às demandas, destacou a importância do espírito colaborativo, da dedicação e do comprometimento institucional que sempre foi demonstrado ao longo do tempo pelos professores, que se destacam de forma permanente. “Continuamos fazendo a diferença para nossa comunidade e a nossa sociedade”.

As boas-vindas incluíram atração cultural: apresentação do Quarteto de Cordas da UCS Orquestra, acompanhado dos solistas Paola Delazzeri e Beto Trazel.

Preparação

Em qualificação para o novo semestre, entre os dias 16 e 24 de fevereiro os docentes da Universidade participam de atividades de formação continuada promovidas pelo Núcleo de Formação de Professores do Centro de Inovação e de Tecnologias Educacionais – CINTED. Na programação, agendas voltadas aos professores de disciplinas e cursos EaD, reuniões das áreas do conhecimento, acolhida e formação no âmbito de graduação e pós-graduação – em temas como pesquisa como componente curricular, ensino híbrido, Base Nacional Comum Curricular e contexto de re(i)novação curricular.

Ainda, sob o tema Professores – Lúdicos & Lúcidos, o programa oportuniza experiências voltadas à comunicação e estabelecimento de vínculos. Dentre as oficinas, foram abordados temas como arteterapia, jogos teatrais, design thinking, fotografia, espiritualidade, yoga, culinária e primeiros-socorros.

Cátedra UNESCO

Seguiu-se à acolhida momento de apresentação da Cátedra da UNESCO sediada pela UCS, com o tema Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental. O tema foi abordado em conferência com o diretor fundador do Instituto Paulo Freire, doutor em Ciências da Educação Moacir Gadotti, hoje presidente de honra da rede internacional que leva adiante o legado do patrono da educação brasileira.

Fotos: Bruno Zulian