Espetáculo Acuarela Del Sur leva a sonoridade do pampa a Bento Gonçalves
Violonista Lucio Yanel e Grupo de Cordas da UCS se apresentam no auditório do Campus da Região dos Vinhedos no dia 5 de setembro, às 20h, com entrada franca
Concebido por Lucio Yanel como um momento para mostrar a sonoridade da música pampeana, o espetáculo Acuarela Del Sur chega a Bento Gonçalves no dia 5 de setembro, às 20h, no Auditório do Campus da Universidade de Caxias do Sul na Região dos Vinhedos, com entrada franca. Para aproximar sonoridades do folclore do Pampa à música de concerto, a proposta une o reconhecido violonista ao Grupo de Cordas da UCS, com sua formação que contempla violinos, violas, violoncelos e contrabaixo.
A série de apresentações, iniciada em Caxias do Sul no dia 25 de agosto, passará ainda pelas cidades de Vacaria e Canela (confira agenda abaixo). Acuarela Del Sur é um mosaico musical do continente sul-americano, composto de ritmos e sotaques em que se misturam zambas, chacareras, chamamés, milongas e tangos. A proposta também está ancorada nos conceitos de ancestralidade, herança e hereditariedade trazidos à contemporaneidade. O repertório inclui músicas autorais de Yanel, algumas dedicadas a outros artistas, como Dois Tempos (para Yamandu Costa), e o clássico do folclore andino El Condor Pasa (considerado o hino não oficial dos povos da América Latina). A seleção de peças musicais buscou traçar um panorama da identidade cultural e das referências à música feita no Rio Grande do Sul e em países como Argentina, Uruguai e Paraguai.
A realização do espetáculo é do Ministério da Cultura, Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC e Universidade de Caxias do Sul. O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Metalúrgica Buzin, Ferrolan, Grupo Baw, Mebrafe, Perfilisa, Multiflon e HD Parts.
Lucio Yanel e Grupo de Cordas da UCS
Figura reverenciada por sua trajetória artística, Lucio Yanel é violonista, compositor, ator e folclorista. É um investigador, estudioso, que em mais de 40 anos de carreira percorreu a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos, formando uma obra que oferece significativa contribuição à cena cultural. Considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica, é um ícone das bases que sustentam a musicalidade gaúcha.
Formado por violinos, violas, violoncelo e contrabaixo, o Grupo de Cordas da UCS expressa a tradição artística da música de câmara que traz a sonoridade, a vivacidade e a expressividade característica dos instrumentos de arco. Em suas atividades, realiza programas específicos como o de Música Brasileira de Villa-Lobos, Carlos Gomes, de Cinema e Música de Cena e, ainda, música popular em arranjos estilizados.
AGENDA
Temporada Acuarela Del Sur
Bento Gonçalves
Quando: 5 de setembro, às 20h
Onde: auditório do Campus da UCS na Região dos Vinhedos
Entrada franca, sem necessidade de retirada de ingressos
Vacaria
Quando: 29 de setembro, às 20h
Onde: Igreja Nossa Senhora de Fátima
Entrada Franca, sem necessidade de retirada de ingressos
Canela
Quando: 3 de outubro, às 20h
Onde: auditório do Campus da UCS na Região das Hortênsias
Entrada Franca, sem necessidade de retirada de ingressos
Repertório
– Medley Pampeano
– Al Tranquito de Monona (chamarrita, ritmo vindo dos Açores que, embora sofrendo alterações na sua formatação, se fixa no Brasil, quase que especificamente no RS)
– Milonga para Don Ventura (milonga é um ritmo que nasce no Pampa Argentino e se espalha pelos cantores e “guitarreiros” no final do século 19, ocupando um lugar importante na musicalidade do RS)
– Sonho de Ayelen (cantiga de ninar comum ao folclore dos povos da Região Noroeste da Argentina. Enquadra-se nos ritmos denominados de vidala)
– Pôr do Sol (cantiga/valsa)
– Dois Tempos (tango dedicado a Yamandu Costa)
– La Linda (chacarera)
– La Cara de Pedro (chamamé)
– Porá Demas (chamamé)
– Cuiaba (polca)
– Pantanal (polca)
– El Condor Pasa (folclore andino)
Fotos: Marcelo Casagrande