Espetáculo Acuarela Del Sur pincela sonoridades da música pampeana
Lucio Yanel e Grupo de Cordas da UCS abrem nova temporada na Serra Gaúcha a partir deste domingo, 25 de agosto, no UCS Teatro, em apresentação com entrada franca
Lucio Yanel, mestre da música pampeana, pensou no espetáculo Acuarela Del Sur como um momento de mostrar a sonoridade desse gênero. Para dar nuances a essa paleta de sons, se uniu ao Grupo de Cordas da UCS no espetáculo que, depois de uma temporada em 2018, é retomado neste domingo, dia 25 de agosto, às 18h, no UCS Teatro, abrindo uma série de apresentações que passará pelas cidades de Bento Gonçalves, Vacaria e Canela. A entrada é franca, sem necessidade de retirada de ingresso.
Acuarela Del Sur é um mosaico musical do continente sul-americano, espetáculo carregado de ritmos e sotaques em que se misturam zambas, chacareras, chamamés, milongas e tangos. A proposta também está ancorada nos conceitos de ancestralidade, herança e hereditariedade trazidos à contemporaneidade. Para tanto, estarão no palco Lucio Yanel, referência no violão pampeano, e o Grupo de Cordas da UCS com sua formação que contempla violinos, violas, violoncelos e contrabaixos.
O repertório do espetáculo inclui músicas autorais de Yanel, algumas dedicadas a outros artistas, como Yamandu Costa (Dois Tempos) e Maria Luísa Rodriguez (Lucy), e o clássico do folclore andino El Condor Pasa (considerado o hino não oficial dos povos da América Latina). A seleção de peças musicais buscou traçar um panorama da identidade cultural e das referências à música feita no Rio Grande do Sul e em países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai. Os arranjos são assinados pelo músico Daniel Sá.
Figura reverenciada por sua trajetória artística, Lucio Yanel é violonista, compositor, ator e folclorista. É um investigador, estudioso, que em mais de 40 anos de carreira percorreu a América do Sul pesquisando formas, sons e ritmos, formando uma obra que oferece significativa contribuição à cena cultural. Considerado pelos críticos e acadêmicos da área musical como o violonista mais importante de todos os tempos no Rio Grande do Sul na área folclórica, é um ícone das bases que sustentam a musicalidade gaúcha.
A realização do espetáculo é do Ministério da Cultura, Lions Clube de Caxias do Sul Educação e Cultura – LionsEduC e Universidade de Caxias do Sul. O projeto tem financiamento da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio de Metalúrgica Buzin, Ferrolan, Grupo Baw, Mebrafe, Perfilisa, Multiflon e HD Parts.
Temporada Acuarela Del Sur
Caxias do Sul
Quando: 25 de agosto, domingo, às 18h
Onde: UCS Teatro
Entrada franca (sem necessidade de retirada de ingressos)
Este espetáculo conta com recursos de acessibilidade para cadeirantes, audiodescrição e Libras.
Bento Gonçalves
Quando: 5 de setembro, às 20h
Onde: auditório do Campus da UCS na Região dos Vinhedos
Entrada franca, sem necessidade de retirada de ingressos
Vacaria
Quando: 29 de setembro, às 20h
Onde: Igreja Nossa Senhora de Fátima
Entrada Franca, sem necessidade de retirada de ingressos
Canela
Quando: 3 de outubro, às 20h
Onde: auditório do Campus da UCS na Região das Hortênsias
Entrada Franca, sem necessidade de retirada de ingressos
Repertório
1 – Medley Pampeano
2 – Al Tranquito de Monona (Chamarrita, ritmo vindo dos Açores que, embora sofrendo alterações na sua formatação, se fixa no Brasil, quase que especificamente no RS)
3 – Milonga para Don Ventura (Milonga é um ritmo que nasce no Pampa Argentino e se espalha pelos cantores e “guitarreiros” no final do século 19, ocupando um lugar importante na musicalidade do RS)
4 – Sonho de Ayelen (Cantiga de ninar comum ao folclore dos povos da Região Noroeste da Argentina. Enquadra-se nos ritmos denominados de Vidala)
5 – Pôr do Sol (Cantiga/Valsa)
6 – Dois Tempos (Tango dedicado a Yamandu Costa)
7 – Lucy (Valsa romântica, homenagem póstuma a Maria Luísa Rodriguez)
8 – La Linda (Chacarera)
9 – La Cara de Pedro (Chamamé)
10 – Porá Demas (Chamamé)
11- Cuiaba (Polca)
12 – Pantanal (Polca)
13 – El Condor Pasa (Folclore Andino)
Foto: Pedro Giles