Estudante do CETEC participa de final do Campeonato Mundial de Astronomia e Astrofísica
Última prova da competição foi realizada nesta quarta-feira (15), de forma on-line.
O isolamento social não é motivo para deixar de instigar o conhecimento! A aluna do CETEC Laura Hubner Tessari Braz, da turma A2, participou, nesta quarta-feira (15), da fase final do Campeonato Internacional de Astronomia e Astrofísica (IAAC). A competição é oportunidade para que alunos mostrem seu conhecimento e habilidades científicas, além de permitir a interação com estudantes de outros lugares do mundo.
Realizada em três fases totalmente em inglês, a atividade é destinada a alunos de Ensino Médio e de graduação. A primeira fase, de qualificação, consiste na resolução de cinco problemas complexos de astronomia que envolvem conhecimentos científicos e matemáticos. Os aprovados participaram da rodada semifinal, com dez problemas mais desafiadores que variavam em dificuldade, pontos e tópicos. A etapa compreendia quatro problemas básicos, quatro problemas avançados e dois problemas de pesquisa.
A fase final, realizada nesta quarta-feira, consistiu em um único exame on-line com 40 perguntas de múltipla escolha. Os questionamentos demandavam conhecimento em astronomia e astrofísica, e deviam ser respondidos em menos de 60 segundos.
A aluna Laura Hubner Tessari Braz, da turma A2, conta que a oportunidade de participar da olimpíada foi descoberta durante outro evento científico, a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), ainda em 2019. “Conversando com outros alunos durante a OBA do ano passado fiquei sabendo da realização da IAAC, e busquei o projeto CETEC Ciência para me inscrever e representar a escola na competição”, explica.
Segundo a professora Andréia Michelon Gobbi, coordenadora do CETEC Ciência, a participação em olimpíadas das diversas áreas do conhecimento é uma das principais iniciativas que a escola oferece. “Nossos alunos participam de diferentes competições científicas, muitas vezes por manifestação espontânea e pelo desejo de aprender mais. Ver uma estudante chegar na final mundial do Campeonato Internacional de Astronomia e Astrofísica, com certeza, é motivo de muita alegria”, descreve a docente.
O resultado da fase final do Campeonato Internacional de Astronomia e Astrofísica será divulgado no dia 27 de julho.