Estudantes do CETEC criam soluções tecnológicas para problemas do isolamento social.

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 22/06/2020 | Editado em 26/06/2020

Ferramentas foram desenvolvidas durante a disciplina de Gestão de Projetos do Curso Técnico em Informática.

O ano de 2020, com a pandemia da Covid-19, se tornou um momento atípico, que trouxe impactos profundos na sociedade. Pensando na solução dessas problemáticas, os alunos da disciplina de Gestão de Projetos do Curso Técnico em Informática criaram três ferramentas para auxiliar no dia a dia: o Corona Quiz, o Gerenciador de Tarefas CETEC UCS e o App Insthelp.

Com a orientação da professora Fernanda Setti, os alunos desenvolveram: um jogo educativo online voltado para crianças, que aborda informações sobre a importância das medidas de prevenção ao coronavírus; um aplicativo de doações, que faz a conexão entre possíveis doadores e instituições que necessitam de mantimentos; e um gerenciador de tarefas voltado para alunos do CETEC.

Para Fernanda, o objetivo do trabalho era incentivar os alunos para que conseguissem criar projetos funcionais para a sociedade: ““A ideia era que os estudantes pensassem em soluções para problemas reais que as pessoas estão vivendo em virtude da pandemia. Aprendemos com a vivência em gestão de projetos e metodologias ágeis, mas também exercitando o protagonismo como cidadãos, uma competência que é tão importante para a vida deles e para a sociedade. O ambiente virtual, onde tudo aconteceu, implicou ainda o desafio de manter o engajamento e a comunicação entre o grupo para fazer os projetos acontecerem. O modelo de trabalho remoto, que já é comum na área da tecnologia, foi também um exercício e gerou aprendizado para todos”, disse a professora.

CORONA QUIZ

Pensando na dificuldade em ensinar crianças sobre a importância de tomar determinados cuidados em meio a uma pandemia, o grupo composto pelos alunos Daniel Fantin, Gabrieli Xavier, Jhonatan Martins, Lorenzo Jablonski e Karin Silveira desenvolveu o Corona Quiz. O jogo online de teor educativo foi visto como uma ferramenta para levar as informações corretas e necessárias às crianças que já sabem ler.

Para a aluna Gabrieli Xavier, o jogo busca diminuir a dificuldade do público-alvo quanto ao entendimento da necessidad de permanecer em isolamento social e a gravidade de uma pandemia: “Esperamos conseguir facilitar esse processo de compreensão e ao mesmo tempo divertir de forma lúdica, tornando tudo mais fácil. Os jogos são uma forma de manter a atenção desse público em assuntos que não lhes parecem tão interessantes, podendo ser um excelente material de apoio aos pais nesse momento complicado de pandemia”, diz a aluna.

Quanto ao processo de construção, a estudante relata que foram utilizados métodos de gerenciamento de projetos, dividindo o trabalho em requisitos e tarefas: “Montamos uma fluxo e estipulamos datas de entrega para cada passo. O grupo manteve a comunicação e foi revisando e validando cada fragmento do produto, sempre com o objetivo de dar ao público infantil o melhor resultado possível”, conclui Gabrieli.

GERENCIADOR DE TAREFAS DO CETEC-UCS

Uma das maiores diferenças vividas pelos estudantes neste período foi, sem dúvida, o modo de ensino online, que trouxe uma nova visão sobre a educação. Tendo em vista essa mudança, os alunos Alberto Boff, Gabriel M. Carossi, Gabriela Rech, Guilherme Luís B. Dias e Samuel G. Bruing criaram o Gerenciador de Tarefas do CETEC UCS, uma ferramenta que auxilia os estudantes a organizar e planejar melhor as tarefas escolares.

Inicialmente foi realizada uma pesquisa, que constatou uma necessidade dos usuários em ferramentas que auxiliassem na organização. Desse modo, os alunos buscaram por possíveis soluções que levassem ao resultado desejado para oferecer o melhor produto ao público-alvo. Com a etapa de idealização concluída, foi dado outro passo importante para a concretização do projeto, a divisão de tarefas entre os participantes do grupo, que, junto com uma equipe de desenvolvedores, foram atualizando constantemente o progresso em suas ferramentas de comunicação internas. Outra participação essencial ao longo do desenvolvimento foram os outros alunos da escola, que nessa situação, assumiram o papel de usuários ativos com avaliações que agregaram muito para alcançar um bom resultado.
Segundo o aluno Gabriel Carossi, foi uma oportunidade ímpar de aprimorar os conhecimentos na área: “O desenvolvimento de um software foi um grande desafio, mas acima de tudo enriquecedor, pois nos trouxe muito conhecimento e experiência na área, posso dizer que realmente aprendemos fazendo. Outro ponto que me fez gostar muito desse projeto foi o fato de ajudar bastante para que pudesse socializar com colegas mesmo que de longe”, disse o aluno.

INSTHELP

Pensando na necessidade de ajudar entidades carentes por meio de doações, os alunos Eduardo Ballico, Matheus Santos, Vinícius Boff, Tiago Blankenburg e Gabriel Bourscheid idealizaram o Insthelp, um aplicativo que busca fazer a conexão entre pessoas dispostas a ajudar, e instituições que precisam de apoio.

Para o aluno Matheus Santos, o processo teve início com um brainstorm, ou como é conhecido em português, chuva de ideias, onde os integrantes compartilham todas suas ideias: “Depois desse processo, passamos a analisar todos os possíveis rumos e iniciamos as pesquisas, que foram transformadas em um sistema de armazenamento de dados, mapas e gráficos”, pontua Matheus.

Atualmente, o aplicativo está em sua versão inicial, onde os usuários podem editá-lo e adicionar instituições, dando assim um retorno para que os aprimoramentos sejam feitos da melhor forma. O App é suportado apenas para o sistema operativo Android.