Evento na Galeria Municipal de Arte celebrou os 45 anos da EDUCS
Solenidade teve lançamento de quatro obras com sessão de autógrafos.
A Editora da Universidade de Caxias do Sul – EDUCS – celebrou, em evento no sábado, 4 de dezembro, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim seu aniversário de 45 anos no mercado literário, em uma atuação de compromisso com a produção e difusão do conhecimento oriundo da pesquisa, do ensino e da extensão. A publicação de obras se dá em cunho acadêmico, didático-científico, literário e cultural.
A coordenadora da EDUCS, professora Simone Côrte Real Barbieri, destacou a diversificação das obras, que busca atender aos múltiplos segmentos da sociedade, através dos selos EDUCS/Comunidade, EDUCS/Pesquisa, EDUCS/Infantojuvenil, EDUCS/Ensino, EDUCS/Literário, EDUCS/Traduções e EDUCS/Pockets.
“Nesta história de 45 anos, muitos autores, amigos e colaboradores contribuíram para construir as memórias e relações que estão por trás das nossas obras. As publicações da EDUCS são esses movimentos contados através das pesquisas e da vida dos nossos autores, assim como do trabalho da nossa equipe. A EDUCS é um dos alicerces da Universidade de Caxias do Sul, responsável por fortalecer os vínculos com a comunidade, através da divulgação do conhecimento produzido e da qualificação da formação dos nossos sujeitos sociais”, definiu.
A solenidade teve sessão de autógrafos de quatro obras – confira ao lado imagens dos autores.
– Escolas Étnicas Italianas em Porto Alegre (1877-1938): A Formação de Uma Rede Escolar e o Facismo, de Gelson Leonardo Rech, uma das primeiras obras com o selo da coleção sesquicentenário da imigração italiana, configurando um dos principais eixos da produção da editora;
– Nelson Sbabo: Rotas e Histórias, com organização de Ivo Adamatti, sobre uma das mais importantes personalidades da região.
– China: da Rota da Seda à Belt and Road Initiative, de Carlos Pinent, sobre as características e particularidades da civilização chinesa;
– Com Licença Poética, organizado por Luciane Bertuol, de poesias, destacando as contribuições do Programa UCS Sênior para a valorização dos autores.

A EDUCS busca publicar a produção intelectual que emana das aulas, para que assim seja conhecida e utilizada pela população científica discente e docente com a maior amplitude possível. Busca também a valorização da produção didático-científica por meio da publicação de obras de autores nacionais e estrangeiros, cujos conteúdos tenham relevância científica, pedagógica e cultural, e da publicação de obras que possam manifestar e constituir a memória da comunidade de pertença, qualificando a produção editorial e fortalecendo a marca da Universidade de Caxias do Sul.
O acervo tem por volta de 1.200 títulos publicados em formato de livros impressos e 250 títulos em formato e-book. De acordo com os dados da ABEU – Associação Brasileira de Editoras Universitárias, além de ser a segunda editora mais antiga do estado, é a 18ª mais antiga do país, em um universo de 127 associadas, o que reflete a consistência da sua atuação no mercado editorial.
Fotos: Claudia Velho