Exposições apresentam trabalhos premiados no XVII Salão Campus 8 e 10º Prêmio Koralle

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 24/10/2024 | Editado em 25/10/2024

Obras que podem ser conferidas até 28 de outubro no Campus 8 passarão também pelo Centro de Cultura Ordovás e pelo Campus-Sede da UCS

Quais são seus sonhos?

Reveladas ao público nesta semana, as obras selecionadas e premiadas no XVII Salão Campus 8 e 10º Prêmio Koralle estarão expostas até segunda-feira, 28 de outubro, no hall inferior do Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul. Depois, seguem para o Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho, entre 31 de outubro e 1º de dezembro, e para o Campus-Sede da UCS, de 5 de dezembro a 5 de março.

Nesta edição, o concurso selecionou obras de 21 acadêmicos em temáticas e suportes variados, em técnicas e linguagens como desenho, gravura, pintura, fotografia, colagem, videoarte, videoinstalação, videoperformance, instalações e objetos produzidos a partir de 2022. Saiba mais sobre as obras que se destacaram em primeiro, segundo e terceiro lugares e que receberam menções honrosas:

1º Lugar
Quais são seus sonhos?, de Julia Pasquali (instalação com cobertor, caixas de som e impressão xerográfica sobre travesseiros – 2024)
A acadêmica de bacharelado em Artes Visuais trata sobre as comunidades ribeirinhas atingidas pelas catástrofes climáticas que assolaram o Rio Grande do Sul em 2023 e 2024. A reflexão se dá a partir de alguns objetos doados a essa população, entre eles o travesseiro e o cobertor de campanha: “o modo como se dorme influi o modo como se sonha”, sustenta, propondo um olhar para o conforto e o desconforto, com reflexões sobre o descarte incorreto de resíduos e os danos ambientais que isso acarreta, calamidades e falta de investimentos nas comunidades afetadas.

Efêmero I

2º Lugar
Efêmero I, de Luíse Lorenz (tinta acrílica sobre lenço de bolso – 2024)
Em Efêmero I, a estudante de bacharelado em Artes Visuais parte de um lenço de bolso herdado da avó materna – que foi professora de artes – para remeter à efemeridade das lembranças, que podem ser consumidas pelas traças, pela ferrugem e pelo tempo. Na tríade Efêmero III, faz uma analogia à imprevisibilidade da vida com pinturas que representam um besouro, um coração humano e uma traça sobre a superfície confortável e macia de um tecido como um pijama de avó.

Assis Brasil

3º Lugar
Assis Brasil, de Muri (Muriel da Silva) (spray sobre tela – 2024)
Obra pintada nas ruas como parte de um conjunto pela acadêmica de licenciatura em Artes Visuais que expressa sua identidade visual a partir de letra wildstyle. Em um muro situado em uma comunidade periférica como suporte, ela desafia o paradigma que restringe a arte aos museus ao questionar sua vivência em diferentes espaços. Promove, então, a reflexão sobre a acessibilidade e a democratização da arte. “A arte nas periferias vai além da estética, pois ela carrega histórias, vivências e uma identidade coletiva que merece ser reconhecida e valorizada”, argumenta.

Menções Honrosas
– Eduardo Guerra Marcon (licenciatura em Artes Visuais), pela obra Milagre (litografia – 2022)
– Sofia Mentz (Moda), por Crochê acima de Van Gogh (colagem de renda de crochê sobre papel de parede – 2023)
– Tchervinsqui (Yuri de Lima Czerwinsky – Moda), por Esperança, Companhia, Trabalhador, Movimento, De Novo e de Novo e Um atrás do outro – da série De Novo e de Novo, Um atrás do outro (nanquim sobre papel – 2024)

Também integram a mostra as produções dos alunos selecionados:
Bomtempo (Luísa Boaventura – Design), Cláudio da Costa (licenciatura em Artes Visuais), Eduarda Sbeghen (bacharelado em Artes Visuais), Fe Roveda (Fernanda de Oliveira Roveda Silveira – bacharelado em Artes Visuais), Giovana Vitória Scariot (bacharelado em Artes Visuais), Helenice Rosa (bacharelado em Artes Visuais), Leandro Lopes (Fotografia), Le Velasques (Letícia Vitória Vianna Machado – licenciatura em Artes Visuais), Mari Lunavoltz (Mariana Voltolini – bacharelado em Artes Visuais), Mariana Isotton (Moda), Marina Corso Witt (licenciatura em Artes Visuais), Marina Bastos (Fotografia), Milena Nervo (bacharelado em Artes Visuais), Milena Baldissarelli (licenciatura em Artes Visuais) e Mileski (Marina Mileski da Silva – bacharelado em Artes Visuais).

O XVII Salão Campus 8 e 10º Prêmio Koralle é uma realização dos cursos de Artes Visuais (bacharelado e licenciatura) e do Programa de Linguagens da Arte (PLA) – Projeto Mostra UCS Campus 8 por meio da Área do Conhecimento de Artes e Arquitetura da UCS. O apoio é da Koralle Comércio e Materiais de Desenho e a parceria da Unidade de Artes Visuais da Secretaria Municipal da Cultura e do Arte na Escola/Polo UCS.

Serviço:
Exposições XVII Salão Campus 8 e 10º Prêmio Koralle

Onde: Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul
Quando: até 28 de outubro (dias 25 e 28, das 8h às 22h)

Onde: Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho
Quando: 31 de outubro a 1º de dezembro (segunda-feira, das 9h às 16h; terça a sexta-feira, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h)

Onde: Galeria Universitária do Campus-Sede da UCS
Quando: 5 de dezembro a 5 março (segunda a sexta-feira, das 8h às 22h)