FUCS promove olhar institucional para a Inteligência Artificial

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 08/09/2025 | Editado em 08/09/2025

Ações incluem desenvolvimento de políticas de utilização, capacitações internas e oferta de cursos relacionados às novas tecnologias

Conectada às evoluções tecnológicas e suas possibilidades, a Fundação Universidade de Caxias do Sul e suas mantidas lançam olhares institucionais sobre as ferramentas de Inteligência Artificial (IA). O movimento em torno do tema envolve iniciativas como o desenvolvimento, na Universidade de Caxias do Sul, de uma proposta que irá contribuir para pensar o uso de IA na Pesquisa, no Ensino, na Inovação e Extensão, pautado em princípios balizadores éticos.

Para a familiarização dos colaboradores com as possibilidades da área, a FUCS deu início, no mês de julho, à capacitação para introduzir o tema de forma teórica e prática. Os cerca de 200 participantes, entre integrantes de setores das diferentes mantidas, puderam desenvolver habilidades profissionais a partir de ensinamentos compartilhados pelo AI e growth advisor Luciano Libardi sobre as aplicações da IA no dia a dia em apoio à otimização de processos.

Na Instituição, integrando as possibilidades do Google Workspace, que combina ferramentas de trabalho colaborativas como agenda, drive para armazenamento de arquivos e editores de documentos, está o assistente de inteligência artificial Gemini, que, assim como todas as interfaces de IA, tem acesso liberado na rede para alunos, professores e funcionários.

O CEO da Fundação Universidade de Caxias do Sul, Germano Schwartz, contextualiza a natureza do movimento provocado pela Instituição em seus colaboradores. “A Inteligência Artificial é uma realidade, e será ainda mais presente na nossa rotina em um futuro mais do que próximo. Entender como ela pode contribuir tanto para a gestão de uma Fundação quanto para a aquisição de conhecimento é um dever daqueles que desejam perenidade. Tudo isso, claro, sem esquecer de que o humano é, ao final, a essencialidade desse movimento. Logo, a compreensão dos problemas éticos derivados de um uso da IA de maneira indiscriminada é condição para sua utilização com foco em modelos mais eficientes e humanizados de relações de trabalho”, pontua.

Ensino
O tema também está presente nos cursos oferecidos no portfólio da Universidade de Caxias do Sul. No âmbito da pós-graduação Lato Sensu, por exemplo, há disciplinas e módulos voltados à IA em cursos como ​​Engenharia 4.0, Inovação e Gestão Transformadora, Comunicação Digital: Experiências e Práticas em Cenários Complexos, Tecnologias Inovativas para Gestão e Negócios, Inteligência Aplicada à Indústria 4.0 e NextGen – Negócios Digitais, Remotos e Inteligência Artificial. Saiba mais.

No âmbito da Extensão, as inscrições também estão abertas para cursos de curta duração e eventos que abordam o tema, a exemplo de “Fundamentos de Inteligência Artificial e Ética”, que tem início em outubro. Na graduação, projeta-se o curso de bacharelado em Inteligência Artificial para 2026. Fique atento às novidades.

Fotos: Freepik e Bruno Zulian