Grupo de professores e alunos da UCS visita o Instituto Inhotim
Viagem de estudos à cidade mineira de Brumadinho ocorreu por meio dos grupos de pesquisa Observatório de Leitura e de Literatura
Nos dias 26 e 27 de maio, quatorze estudantes e professoras da UCS participaram da missão Mediação cultural em Inhotim: vivências estéticas e artísticas junto ao Instituto Inhotim, na cidade mineira de Brumadinho. A ação foi promovida pelos grupos de pesquisa Observatório de Leitura e de Literatura (PPGEdu/PPGLet-UCS-CNPq), liderado pela professora Flávia Brocchetto Ramos; Cultura, Escola e Educação Criadora (PPGEdu-UNIVALI-CNPq), com a professora Adair de Aguiar Neitzel; e Arte na Pedagogia e Mediação Cultural: provocações e mediações estéticas (Mackenzie-CNPq), sob responsabilidade da professora Mírian Celeste Martins. A missão teve como objetivo ampliar a rede de pesquisadores que discute sobre as possibilidades de educação estética por meio da arte.
Os grupos das três universidades percorreram o grande labirinto arborizado que lembra a árvore símbolo do local: o tamboril. O mapa de Inhotim remete ao tamboril em suas muitas ramificações, seja ao encontro de obras de arte famosas, como Desvio para o vermelho, de Cildo Meireles, e Penetrável, de Hélio Oiticica, ou na forte ênfase da arte indígena e africana, em exposições que reverenciam artistas como Abdias Nascimento e Mestre Didi.
“O encantamento por essa proposta museológica acabou gerando reflexões, ideias e inquietações no grupo. Repensamos práticas pedagógicas e nossa relação com o ensinar e o aprender. A visita ao Instituto foi uma experiência cultural única e ainda mais valiosa por ter sido, no caso da UCS, compartilhada com professoras e estudantes da Área de Humanidades da Universidade”, descreve a estudante Patrícia Bado Auler Klohn.
Crédito da foto: Divulgação