Grupos vinculados à UCS representam Caxias na etapa global do NASA Space Apps Challenge

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 16/10/2024 | Editado em 16/10/2024

Equipes formadas por alunos de Engenharia de Software e por empresas residentes no TecnoUCS avançam em um dos maiores eventos mundiais de inovação

Dois grupos vinculados à Universidade de Caxias do Sul vão representar Caxias do Sul na etapa global da edição 2024 do Hackathon NASA Space Apps Challenge, um dos maiores concursos internacionais de inovação e ciência. Eles foram escolhidos entre as 17 equipes participantes da disputa local do evento, realizada nos dias 5 e 6 de outubro junto ao Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da UCS – TecnoUCS, e seus trabalhos concorrem agora com outras centenas de projetos mundo afora. A próxima seletiva será divulgada dia 29 de outubro, quando os finalistas passam a ter chance de concorrer a um prêmio que inclui convite para visitar a sede da NASA, nos Estados Unidos.

A primeira etapa do NASA Space Apps Challenge reuniu mais de 50 mil participantes, de 152 países, dispostos a elaborar um projeto que resolvesse um dos 21 desafios propostos pela agência espacial norte-americana. Em Caxias do Sul foram 144 inscritos, que trabalharam por cerca de 30 horas criando soluções para esses desafios – seus trabalhos podem ser conferidos aqui. Venceram os grupos StarboundBR, formado por alunos do curso de Engenharia de Software da UCS, e Stardust Team, integrado por uma equipe de empresas residentes no TecnoUCS.

Confira as equipes/projetos vencedores da etapa local:

StarboundBR
O grupo desenvolveu o EcoPath, aplicativo criado para reduzir a pegada de carbono individual por meio de gamificação, storytelling e engajamento social. Utilizando dados do US GHG Center, os usuários podem monitorar as emissões de carbono e receber recomendações personalizadas para reduzir ou sequestrar carbono, como o plantio de árvores. O EcoPath também incentiva a mudança de comportamento por meio de uma competição, oferecendo recompensas por ações ecológicas, e viabiliza parcerias com empresas para fornecer descontos em produtos sustentáveis, permitindo que os usuários troquem créditos de carbono por benefícios tangíveis, criando um ecossistema colaborativo para a sustentabilidade.

 

 

Stardust Team
O grupo desenvolveu a Globe Guardians, plataforma educacional projetada para gamificar o aprendizado de ciências ambientais, integrando os protocolos GLOBE em uma experiência interativa e centrada nos alunos. O projeto aborda o desafio de ensinar conceitos ambientais complexos para estudantes do ensino fundamental, combinando atividades digitais e físicas para criar um ambiente de aprendizado envolvente e imersivo. Os jogadores exploram ecossistemas, como a atmosfera, biosfera, hidrosfera e pedosfera, respondendo a perguntas geradas por IA com base em dados em tempo real do GLOBE. Através de um sistema de classificação por níveis (local, regional e nacional), os alunos são incentivados a participar de desafios individuais e em grupo, promovendo a colaboração e o engajamento contínuo.

Fotos (matéria e destaque de capa): Liliane Giordano