Historiador Peter Burke realiza conferência de abertura do 7º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica

Evento se estende até sexta-feira, 9 de maio, na Universidade de Caxias do Sul
Na noite desta segunda-feira, 5 de maio, a Universidade de Caxias do Sul foi brindada com o conhecimento compartilhado por uma referência mundial no estudo da História, o historiador e pesquisador britânico Peter Burke. No UCS Teatro, o conferencista abriu a programação do 7º Seminário Brasileiro de Edição Universitária e Acadêmica tratando sobre “O futuro da História Cultural”.
Anfitriã do evento, a Editora da Universidade de Caxias do Sul (EDUCS) completa 50 anos em 2025. Durante sua manifestação na abertura da conferência, o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech, destacou a importância e os desafios das editoras, assim como a trajetória de meio século da EDUCS. “A editora publica cerca de três livros por semana. Isso se deve ao trabalho atento da coordenadora Simone e de sua equipe, à organização e às ações bem direcionadas do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Everaldo Cescon. Mas, também, se deve a uma trajetória que nos antecede, aos pioneiros da Instituição. Quem nos precedeu entendeu a importância da propagação, publicização e da publicação do conhecimento”.
A coordenadora da EDUCS, Simone Côrte Real Barbieri, também enalteceu a longa trajetória da editora. “São 50 anos produzindo e difundindo conhecimento qualificado, respeitando a diversidade do público, das histórias que merecem ser contadas e dos resultados das pesquisas que precisam ser compartilhados”.
O tema da palestra, a História Cultural, é um ramo da história que se concentra no estudo da cultura como um objeto histórico. Portanto, investiga práticas, representações e significados culturais de um determinado grupo social em um período específico. A História Cultural analisa como as pessoas viviam, pensavam e interagiam, utilizando práticas como a linguagem, os símbolos e as crenças como fontes de informação.
A Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), promotora do evento, é formada por 132 editoras universitárias de diversos estados. Representantes de 80 deles estão presentes no 7º Seminário, que segue até sexta-feira, 9 de maio.
Fotos: Roger Clots