Importância das universidades comunitárias pauta encontro entre gestão acadêmica e estudantes

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 26/03/2024 | Editado em 26/03/2024
Parte do grupo de reitores e professores das universidades do Comung

UCS sedia nesta terça-feira a primeira edição da Caravana da União Nacional dos Estudantes 2024

A Universidade de Caxias do Sul reúne nesta terça-feira, 26 de março, reitores, pró-reitores, professores e alunos das 14 instituições que integram o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), além da presidência e integrantes da União Nacional dos Estudantes (UNE) e da União Estadual dos Estudantes (UEE). Juntos, debatem a importância das Universidades Comunitárias no desenvolvimento da educação brasileira.

O encontro entre gestores acadêmicos e estudantes ocorre em função da Caravana da UNE, evento nacional que se inicia na UCS e passará por outras 13 universidades comunitárias em diferentes regiões do país ao longo do ano. “Trata-se de um encontro histórico, e sediar a primeira edição da Caravana da UNE 2024 é motivo de muito orgulho. A UCS sempre foi um espaço aberto ao debate, e o movimento estudantil é fundamental na construção de soluções para a educação e para o desempenho do nosso compromisso social”, destaca o reitor da UCS, Gelson Leonardo Rech.

 

Reitor Gelson Rech recepcionou representantes da UNE e da UEE e elogiou o evento

O tema proposto pela UNE e pela UEE, “Em Clima de Futuro”, leva a discutir o papel e a contribuição das universidades comunitárias para o desenvolvimento do Brasil, o que vai ao encontro dos interesses do Comung. Rafael Frederico Henn, reitor da Universidade de Santa Cruz e presidente do Comung, observa que muitos dos estudantes que estão à frente desse movimento são formados em universidades comunitárias, e conhecem bem a realidade dessas instituições, bem como sua importância social. “É muito significativo que a UNE esteja com essa proposta de valorizar as instituições comunitárias, que são muito fortes aqui no Estado e em Santa Catarina, mas ainda pouco conhecidas em várias regiões do país. Com o apoio da UNE, esse modelo tende a ganhar mais força”, comenta Henn.

A diretora do setor de Universidades Públicas da UNE, Clara Maria Gonzaga, agradeceu a acolhida da UCS ao evento durante encontro que os estudantes tiveram com o reitor Gelson Rech na tarde de segunda-feira, dia 25. “São em ocasiões assim que nos sentimos amparados na luta de retomar a educação como estratégia de desenvolvimento nacional”, disse. A Caravana da UNE no Rio Grande do Sul começou segunda-feira (25) à noite, com atividades culturais no Campus-Sede, e se encerra na noite desta terça-feira, no UCS Teatro, com debate aberto ao público, a partir das 19h40min. O evento tem apoio do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UCS.

Crédito das fotos: Bruno Zulian