UCS vai sediar Simpósio da Cátedra em Educação para Cidadania Global e Justiça Socioambiental

Assessoria de Comunicação da Universidade de Caxias do Sul - 15/08/2025 | Editado em 15/08/2025

Terceira edição do evento, neste mês de agosto, reuniu 200 participantes na Universidade Regional de Blumenau

A Universidade de Caxias do Sul será sede do IV Simpósio da Cátedra Unesco em Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental, em 2026. A terceira edição ocorreu nos dias 7 e 8 de agosto, na Universidade Regional de Blumenau (FURB), realizadora do evento junto à UCS, e reuniu 200 participantes entre estudantes, docentes, pesquisadores e representantes da comunidade. A iniciativa é um espaço privilegiado de diálogo e intercâmbio de experiências e reflexão sobre temas centrais para o fortalecimento da educação para a cidadania global e justiça socioambiental.

A programação combinou atividades acadêmicas, culturais e de mobilização coletiva, favorecendo a construção de conhecimento e a vivência concreta da diversidade e da inclusão. No primeiro dia, apresentações culturais e discussões acadêmicas contemplaram não apenas as tradições germânicas que marcam a história e a identidade regional, mas outras expressões que representam a interculturalidade presente no Vale do Itajaí. Grupos de dança e música proporcionaram momentos de celebração e integração, enquanto os debates ressaltaram a importância do respeito às diferenças e do diálogo entre culturas na construção de uma sociedade mais justa. Durante a tarde, as salas temáticas de apresentação de trabalhos reuniram produções acadêmicas de diferentes áreas do conhecimento e permitiram a troca de perspectivas em uma interlocução entre estudantes do Ensino Médio, acadêmicos de graduação, pós-graduandos e pesquisadores de diversas regiões.

Entre as trocas e aprofundamentos do segundo dia, workshops abordaram temas relacionados ao artigo do professor Danilo Streck, coordenador da cátedra na UCS, intitulado “Internacionalização da Educação e Cidadania: entre conexões esquecidas e necessárias”. Ainda, novas apresentações culturais reforçaram a valorização da diversidade como princípio essencial para a cidadania global. O encerramento foi marcado pela elaboração coletiva da “Carta aos Educadores e Educadoras da América”, documento que expressa compromissos e propostas voltadas à promoção da justiça socioambiental e à defesa de uma educação que respeite e valorize as múltiplas identidades culturais do continente.

O simpósio reafirmou o compromisso da Cátedra Unesco, da UCS e da FURB com a formação cidadã, a promoção de valores democráticos, a valorização da diversidade cultural e o fortalecimento de redes de colaboração que ultrapassam fronteiras geográficas e institucionais, com foco na construção de uma sociedade mais equitativa e sustentável.

A Cátedra “Educação para a Cidadania Global e Justiça Socioambiental” foi inaugurada na UCS em fevereiro de 2023, vinculada à Área do Conhecimento de Humanidades e ao Programa de Pós-Graduação em Educação, e propicia essa interlocução permanente em diversos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade.