Laboratório de aprendizagem, UCS Jr. Consultoria inaugura sede na Galeria Universitária
Com quase 25 anos de história, empresa júnior da Universidade passa a atuar de forma multidisciplinar, reunindo graduandos de todos os cursos para a realização de projetos
Astúcia e garra, características associadas ao lobo, animal que é mascote da UCS Jr. Consultoria e acompanha a identidade visual do empreendimento, são muito relacionadas ao vigor da juventude. E foi com esse entusiasmo que a empresa júnior da Universidade de Caxias do Sul reorientou suas atividades. Agora sob o título de UCS Jr. Consultoria, amplia seu escopo contribuindo a uma formação sólida a partir da realização de projetos multidisciplinares dos mais diversificados segmentos, acolhendo a participação de acadêmicos de todos os cursos. A prestação de serviços inclui consultoria e treinamentos em áreas como a administrativa, comercial e financeira; de gestão de processos e marketing; e de pesquisa de mercado.
Com nova sede inaugurada na terça-feira, 1º de outubro, na Galeria Universitária – coração do Campus-Sede -, a organização busca arregimentar cada vez mais estudantes para vivenciarem o empreendedorismo e o networking com empresas. Qualificando para o mercado de trabalho, as práticas permitem aprimorar conhecimentos e habilidades sociais a partir da atuação voluntária na organização sem fins lucrativos (a verba arrecadada é reinvestida no próprio grupo, em ferramentas para agregar à sua estrutura). Na solenidade de inauguração, o presidente-executivo da UCS Jr. Consultoria, Micael Silva de Oliveira, falou sobre as origens do movimento, que na UCS já tem quase 25 anos. Registrada em junho de 2000, como UCS Empresa Jr., foi uma das primeiras empresas juniores do Rio Grande do Sul e é a única da Serra Gaúcha. “É uma história que permanece viva e poderá se perpetuar, pois somos movidos pelo ensino e pela inovação”.
“Liderança e protagonismo sintetizam a postura desses estudantes que proporcionam soluções inovadoras a demandas oriundas da comunidade acadêmica e, em geral, relacionadas ao universo da gestão e áreas afins”, pontuou o diretor da Área do Conhecimento de Ciências Sociais da UCS, Marcell Bocchese. O trabalho da UCS Jr. Consultoria é desempenhado sob supervisão de professores especialistas, e coordenado pelo docente Marco Aurélio Bertolazzi. A organização é associada à Federação das Empresas Juniores do RS. Seu representante, Natan Bregalda, destacou o potencial dos projetos nascidos dessa dinâmica. “A empresa júnior é um espaço para aproveitar a universidade com seu corpo docente, laboratórios e conhecimentos, com a função de aliá-los às demandas do mercado de trabalho”.
Formação integral
Literalmente vestindo a camisa da UCS Jr. Consultoria, o reitor Gelson Leonardo Rech destacou a importância do olhar institucional fundamentado na energia da juventude. “Celebramos este laboratório de aprendizagem revigorado. Aqueles que mais aprendem são os que se dispõem a ser pioneiros, dar a cara pelos projetos. Aqui, somos desafiados a realizar histórias de sucesso e a trabalhar, cada um a partir de sua profissão, para melhorar o mundo. A dedicação se conecta diretamente com a missão de formação integral da UCS, voltada ao empreendedorismo e à cidadania”, enfatizou Rech.
A UCS Jr. Consultoria agora passa a estar mais próxima da Pró-Reitoria de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, tendo o suporte da Agência de Inovação UCSiNOVA para compartilhar oportunidades e desafios. A pró-reitora Neide Pessin ressaltou a importância da coragem e do propósito de mobilizar iniciativas e desenvolver competências. “Essa turma tem muito isso, que será transbordado a partir da dimensão da transversalidade, da heterogeneidade e da diversidade de formações, porque os desafios são múltiplos e complexos”. No que concorda a pró-reitora de Graduação, Terciane Ângela Luchese, valorizando o diálogo interdisciplinar e multiprofissional no desenvolvimento de competências. “Inauguramos um espaço, uma identidade visual, e como seres humanos e territoriais isso nos traz identificação, pertencimento, e permite honrar uma história”, sustentou, projetando o enriquecimento do percurso formativo com as experiências de integração com o mundo do trabalho e seus desafios, com impulso às relações pedagógicas e sociais.
Fotos: Roger Clots